Depois de se aposentar das piscinas, em abril deste ano, o campeão olímpico de natação, Cesar Cielo dedica parte de seu tempo ajudando pequenos empreendedores a atingirem seus objetivos: o sucesso. Em passagem por Mato Grosso, o atleta e empresário palestrou para um público de quase mil pessoas, que participaram do seminário Desafios do Crescimento, em Cáceres, Tangará da Serra e Alta Floresta. A ação é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT).
Os encontros que ocorreram entre os dias 1º e 03 de Agosto tiveram uma palestra de abertura apresentada pelo master coach, Diego Hurtado.
Em sua primeira passagem por Mato Grosso, o medalhista olímpico quis deixar sua marca ao compartilhar suas experiências com os pequenos empresários, durante os três encontros do “Desafios do Crescimento”.
“Aqui eu compartilho um pouco da vivência do esporte, que é muito parecida com a vida do empreendedor, principalmente do esporte individual de alta performance. Além disso, as experiências que eu tenho nas minhas empresas, poderão contribuir para que aprendam algo que os ajudem amanhã”, declarou Cesar Cielo.
Em sua apresentação, Cielo demonstrou, por meio das suas vivências, que o universo empreendedor pode ser tão desafiador quanto o de um atleta.
“Eu sempre falo, o empreendedor é um atleta de alta performance. Ser empreendedor é bem mais difícil, por ser um pouco mais subjetivo, então é mais difícil você estabelecer metas. É preciso ter auto motivação e perseverança, ao meu ver até maior do que os atletas”, compara Cielo, que agora dedica-se em compartilhar seu sucesso no mundo dos negócios.
Desafios do Crescimento
Durante a série de palestras do “Desafios do Crescimento” , o público aprendeu mais sobre técnicas modernas de marketing, vendas, além de orientações sobre atendimento e os perfis e comportamentos de clientes, sob o ponto das experiências do coach master Diego Hurtado.
“Nem sempre o pequeno empresário tem tantos recursos para competir com um grande varejo, por exemplo. Mas um recurso que todo mundo tem é o atendimento. É impactar positivamente o atendimento. É você ter aquele olho no olho, aquele tato, aquela sensibilidade em se preocupar primeiro com o teu cliente e depois com o produto que ele foi buscar”, observou Diego.
Além de conhecer os serviços e produtos do Sebrae/MT, os participantes compreenderam de que forma a entidade atua como um grande parceiro nas mudanças de mercado.
“Sempre digo que o Sebrae é a porta do comerciário. Quando você tá com o carro estragado, você leva na oficina, mas quando sua empresa não tem lucro, você procura o Sebrae. Por isso sou um parceiro ativo da entidade, sempre trabalhamos juntos em busca do sucesso, do desenvolvimento do empreendedorismo em nossa cidade”, avaliou Sebastião Mário Giraldelli, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cáceres (ACEC).
A partir dessa parceria surgiram resultados como o da franquia Delivery Much, em Cáceres, que em março deste ano foi reconhecida nacionalmente como uma das melhores do mercado Foodservice.
“O nosso aplicativo [franquia Cáceres] foi o que teve mais acesso no Brasil. As pessoas gostaram tanto que nós tivemos uma marca histórica de mais de dois milhões de acessos em uma cidade que tem 93 mil habitantes. Isso mostra que as pessoas estão atentas às novidades e conseguimos trazer esta novidade para a cidade. E o Sebrae está conosco desde o início em cada processo”, declarou Cícero Silva, franqueador da Delivery Much, em Cáceres.
Resultados
O seminário Desafios do Crescimento em Cáceres reuniu cerca de 400 pessoas para as palestras “Princípios da alta performance”, com Cesar Cielo, e “Emoção compra, razão valida”, com o master coach Diego Hurtado, no dia 1º de agosto.
Palestra Desafios do Crescimento em Cáceres
-
“Este evento que veio para marcar Cáceres em 2023. Trouxe conhecimento, inovação, aproximou o público das tendências que estão ocorrendo no mundo digital, na inteligência artificial, no atendimento e outros assuntos importantes”, destacou Júlio Prior, gerente da agência do Sebrae/MT de Cáceres.
Já em Tangará da Serra, mais de 250 pessoas assistiram as apresentações no dia 02 de agosto. “Um dos objetivos principais é mostrar a importância do crédito sustentável onde o Sebrae vai poder apresentar também seus produtos e serviços, além de atender às micro e pequenas empresas para assim obter o crédito”, observou Wlademir Alves da Silva, gerente da agência do Sebrae/MT de Tangará da Serra.
A série de palestras com César Cielo foi encerrada no município de Alta Floresta, com a participação de mais de 300 pessoas.“A presença do Cielo agrega valor e deixou as pessoas bem empolgadas com a oportunidade de conhecer mais a história de superação e dedicação do atleta. O evento foi uma injeção de ânimo para os empresários que poderão melhorar a performance, tanto na vida profissional como pessoal”, afirmou Lucas Barbosa – gerente da agência do Sebrae/MT em Alta Floresta.