Os principais destinos turísticos de Mato Grosso serão apresentados a quase 40 países representados por 620 expositores que estarão no maior evento de viagens e turismos da América Latina, a WTM Latin America, de 15 a 17 de abril, em São Paulo. Atrativos pantaneiros, do afroturismo, etnoturismo e do turismo rural serão alguns dos produtos mato-grossenses apresentados no evento. Ao todo, 12 empresários do Estado seguem em Missão Técnica que ocorre em parceria entre o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso) e a Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso.
O evento, realizado no mundo todo, tem o objetivo de conectar e criar oportunidades de negócios entre empresas (B2B) do turismo, interessadas em expandir seus mercados. Agências de viagem, cias aéreas, meios de hospedagem, operadoras de turismo são alguns segmentos do turismo impactados pelo encontro.
“Nesta missão técnica, o Sebrae/MT leva 12 empresários do turismo, entre operadoras, agências e empresas do setor. Teremos acesso à feira, capacitações, palestras, oportunidades de negócios e network. Temos como parceiro dessa missão a Secretaria de Turismo do Estado, que estará com um estande no local, um espaço que viabiliza aos empresários, a comercialização de seus produtos”, destaca Fabíola Lima, gestora de Turismo da agência Cuiabá, do Sebrae/MT.
Outra oportunidade criada com o apoio do Sebrae/MT é exposição de quatro destinos mato-grossenses no estande do Sebrae Nacional. A estrutura foi montada para que os 27 produtos brasileiros, selecionados pela entidade, participem de uma rodada de Pitch na WTM. Entre as experiências turísticas de Mato Grosso apresentadas no estão: o ‘Roteiro Cidades Pantaneiras Tradições e Encantos nas Águas do Pantanal’; a ‘Rota agroecológica Guadalupe e Fazenda Anacã’; o ‘Roteiro Afroturismo Mato Cavalo’ e o ‘Etnoturismo Campo Novo do Parecis’.
“Este momento foi planejado para os estados apresentarem suas experiências e potencialidades regionais. Mato Grosso se candidatou com várias experiências e quatro delas foram selecionadas. Para essa ocasião, o Sebrae ajudou os empreendedores na preparação tanto para rodada de negócio, quanto na estratégia de comercialização de seus produtos”, destaca Marisbeth Gonçalves, gestora estadual de Turismo do Sebrae/MT.
Os participantes da Missão Técnica do Sebrae/MT terão acesso a rodadas de negócios nacionais e internacionais, com oportunidades de negócios e possibilidades de abrir portas para o turismo do Estado.
“Todos ganham nesta missão, porque quando os operadores ofertam o que temos de atrativo turístico, ganhamos visibilidade não só nacionalmente, como internacionalmente. Falamos de levar nossos produtos para quase 620 expositores de 40 países, então é uma grande oportunidade de acesso a novos mercados. Além disso, é importante destacar que participar de uma missão aumenta as chances de conexões e acesso que, às vezes, sozinho, não são possíveis”, ressalta Fabíola Lima.
-