ASN MT Atualização
Compartilhe

Missão técnica do Sebrae/MT à Costa Rica inspira empreendedorismo sustentável para setor turístico do Estado

A ação proporciona oportunidades de networking e benchmarking em turismo, com visitas técnicas, voltadas ao ecoturismo e práticas sustentáveis, além de conhecer pontos turísticos únicos
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) realiza a Missão Técnica ‘Benchmarking Turismo – Costa Rica’ (na América Central), de 17 a 26 de agosto, com o objetivo de inspirar empresários do setor turístico do estado a atuarem com ecoturismo, turismo de aventura, práticas sustentáveis e birdwatching (observação de aves).

Além disso, a ação tem como prioridade mostrar aos 12 empresários participantes, gestão de segurança, processos inovadores dentro do setor turístico, como aplicar a sustentabilidade nas iniciativas turísticas, oferta de serviços e produtos de qualidade, políticas públicas do turismo, assim como ações de promoção e comercialização para o segmento.

Embarcaram nessa missão, empreendedores do segmento turístico dos três biomas que compõem o Estado: Pantanal (Barão de Melgaço e Poconé), Amazônia (Alta Floresta) e Cerrado (Chapada dos Guimarães, Rondonópolis e Cuiabá), acompanhados da gestora estadual de Turismo do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves e consultores parceiros.

“Este momento evidencia a importância do Sebrae/MT impulsionar e apoiar os empreendedores do estado, para promover trocas de experiências com um país forte em turismo sustentável e também trazer conexões entre os participantes da visita técnica de diversas regiões do Brasil. Aqui [Costa Rica], conhecemos as estratégias do Ministério do Turismo local, pautadas nos princípios da sustentabilidade, com as diretrizes específicas de promoção do país e com a inclusão de todos os ativos culturais e naturais, que nos inspira e nos ensina a buscarmos esse desenvolvimento no nosso estado”, comentou Marisbeth.

Eduardo Eubank, contou que, desde quando começaram as primeiras reuniões, despertou nele ideias que poderiam ser aplicadas no seu empreendimento, com um novo olhar e novas oportunidades para colocar em prática a curto prazo, assim que voltasse para Mato Grosso.

O empreendedor, destaca que a missão mostrou na prática o turismo sustentável, e, em especial a observação de aves, “vimos que realmente as práticas sustentáveis são feitas e a gente já fazia isso na pousada e agora podemos voltar a reviver isso, reviver as práticas sustentáveis que fazíamos antes da pandemia, e com mais vigor, estar aqui acendeu aquele fogo de refazer novamente”, pontuou o dono da pousada Piuval.

Ainda assimilando todo o conhecimento adquirido nesses dias de imersão no país da América Central, Lisa Canavarros, comenta que obteve novas ideias e projetos que poderá implementar no seu negócio, principalmente pelas experiências vivenciadas com forte impulso para observação de aves.

“Essa viagem à Costa Rica veio em um ótimo momento de reflexão e de inspiração de como melhorar o nosso negócio, como utilizar outras situações, outros deslocamentos da situação operacional e pensar estrategicamente em fazer coisas diferentes e inspirar através de bons exemplos”, falou a proprietária da operadora de turismo Birding Pantanal.

Ambos empreendedores perceberam situações que poderiam ser melhoradas em seus negócios e que por meio da missão técnica, conseguiram despertar a atenção para cuidar destes pontos. “Com muitos insights, os empresários motivados e interessados em levar boas práticas para a transformação do turismo em seus empreendimentos”, relatou Marisbeth, que liderou a missão.

A ação proporciona oportunidades de networking (rede de contatos e parcerias) e benchmarking (referências em boas práticas) em turismo, com visitas técnicas, voltadas ao ecoturismo e práticas sustentáveis, além de conhecer pontos turísticos e lugares únicos. “Toda essa imersão em um conjunto de atrativos turísticos, restaurantes e hotelaria, são pautados na questão de valorização da cultura, arte e turismo, agregando ainda mais valor à questão da sustentabilidade”, conclui a gestora.

-

Sobre a Costa Rica

O país da América Central foi escolhido por ser um local paradisíaco banhado a oeste pelo Oceano Pacífico e a leste pelo Mar do Caribe, rico em turismo sustentável com biodiversidade, contendo florestas tropicais, bosques, praias belíssimas de águas azul-turquesa.

Além disso, o país tem 26% do território protegido ambientalmente, tendo atualmente 36 parques nacionais e 8 reservas biológicas. Somente em 2022 recebeu cerca de 2,3 milhões de turistas, onde tal atividade já representa 10,8% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados de 2019 fornecidos pelo país.