A sétima edição do Prêmio Queijo Brasil, realizada entre 10 e 13 de julho em Blumenau-SC, consagrou Mato Grosso como um dos grandes polos da produção de queijos e derivados do país. Com a maior comitiva de sua história, organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), o estado conquistou 50 medalhas na competição: sendo 8 de ouro, 24 de prata e 18 de bronze.
O resultado que reafirma o potencial e a qualidade dos produtos lácteos regionais. Isso porque a premiação é considerada a mais importante do setor no Brasil por reunir centenas de produtores de todo o país e servir como vitrine para a excelência dos produtos artesanais. Para o Sebrae Mato Grosso, o resultado conquistado em 2025 é fruto do trabalho contínuo de capacitação, apoio técnico e estímulo ao empreendedorismo rural e gastronômico.

“A participação recorrente nos concursos tem nos fortalecido por fazer com que os produtores aprimorem parâmetros e processos na busca pela excelência do produto final, tanto na aparência, consistência, sabor, textura e aroma, como na regularização sanitária de seus estabelecimentos para garantir alimento seguro para a comunidade”, comenta a gestora estadual de Agronegócio do Sebrae/MT, Valéria Pires.
O destaque absoluto entre os participantes mato-grossenses foi a queijaria Pé de Queijo, do município de Nobres (130 km de Cuiabá), que levou o título de melhor produto do estado com seu doce de leite com café. A delícia conquistou o júri técnico e simboliza a criatividade e a valorização dos ingredientes locais, elevando a produção artesanal de Mato Grosso a um novo patamar no cenário nacional.
Além das conquistas individuais, a participação expressiva do estado teve como objetivo não apenas competir, mas também aprender e se inspirar para novas iniciativas locais. “Mato Grosso está escrevendo uma nova história para os queijos e, além disso, buscando também inspirações para fazermos o nosso concurso, segundo concurso de queijos e outros lácteos, que será realizado em outubro no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá”, relatou Willians Costa, gestor de Agronegócios da Regional Metropolitana do Sebrae/MT.
O gestor, ressalta a importância do Sebrae/MT na qualificação de empresários do segmento e classifica as ações de desenvolvimento do setor como um “divisor de águas” para a cadeia da pecuária leiteira.
“Dessa forma, o Sebrae se mantém na vanguarda do que é de mais atual e melhor no Brasil e no mundo. Para nós será oportunidade de agregar valor aos queijos, que já têm sido premiados e melhor elaborados. Nosso papel é contribuir para o fortalecimento da governança, na parceria entre produtores, consultores técnicos, academia, instituições de apoio e pesquisa e fiscalização”, complementa.
Prêmio Queijo Brasil
O evento conta com uma feira gastronômica, que terá a entrada gratuita e será um ponto de encontro entre produtores, comerciantes e restaurantes. Além de queijos, os participantes poderão experimentar azeites de oliva, cafés, charcutarias, cervejas, vinhos e geleias. Durante o evento, também serão feitas rodadas de negócios, oficinas e a formação de queijistas. Uma oportunidade para aprendizado e networking para todos os participantes.

