Com a palestra de abertura “Liderança não é ter, mas sim ser”, o 3º Encontro Estadual da Rede Estendida de Atendimento do Sebrae/MT teve início na manhã desta quinta-feira (9) e segue até sexta (10), no Hotel Mato Grosso Águas Quentes, com o objetivo de promover a atualização dos conhecimentos técnicos, bem como, oportunizar a interação e o compartilhamento de experiências entre os agentes de desenvolvimento e atendentes parceiros da rede.
A palestra de abertura foi conduzida pela psicóloga Amanda Walter, que dialogou sobre o tema com os 86 agentes de apoio da rede, dos 76 municípios participantes.
“Liderança é ser, antes de tudo, protagonista. Para isso, o ser precisa de ousadia e autorresponsabilidade. Essas capacidades são pilares para um líder com poder de transformação. Ser protagonista dá trabalho, sim, pois corremos o risco de não agradar. Mas lembrem-se que para liderar precisaremos desagradar e bancar quem somos, pois, assim, o sucesso acontece, dentro daquilo que faz sentido para cada pessoa”, expôs Amanda.
Alinhado ao tema, a diretora superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, deu as boas-vindas aos participantes do encontro e destacou o poder de transformação que cada agente tem em mãos quando se dispõe em ser protagonista do processo em seus municípios. “Vocês são mais que meros técnicos. Vocês são líderes de cada empreendedor atendido dentro da rede, por isso, parte importante do sucesso destes”, pontuou.

Em sua fala, o diretor Técnico do Sebrae, André Schelini, elencou números que mostram a grande representatividade dos pequenos negócios no Brasil. Em 2022, segundo André, o segmento movimentou aproximadamente R$ 420 bilhões na economia do país, sendo responsável por 72% dos empregos gerados e por 30% do PIB e 44% da massa salarial. O diretor lembrou, também, que o Brasil é o 7º em número de empreendedores, sendo que somente de pequenos negócios são 21 milhões, a maioria microempreendedores individuais.

“Uma representatividade dessa magnitude e que, às vezes, não damos tanta atenção. Toda grande empresa já foi um pequeno negócio, mas isso não quer dizer que ela tem um grande líder. Nós podemos encontrar grandes líderes em pequenos negócios. Essa é a inspiração que o Sebrae quer deixar para vocês: do comprometimento com o pequeno negócio. É isso que vai contribuir para que eles sejam mais competitivos em um mercado que está cada dia mais dinâmico, acirrado e exigindo a resiliência. Somos os braços para que eles sejam também protagonistas”, disse.
Presente também no encontro, Jonas Alves, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MT, destacou que o encontro é uma oportunidade para todos aprenderem a serem agentes solucionadores. “Queremos que eles (pequenos negócios) prosperem, gerem renda e emprego na cidade, isso vai impactar no fomento da economia. Quando somos solucionadores de problemas, uma visão colocada aqui, criamos um ambiente melhor para o empresário empreender. Esse é o trabalho do Sebrae: de sustentar essas empresas com conhecimento, estrutura, facilitando para que eles prosperem”, analisou.

A rede estendida de atendimento do Sebrae/MT é formada por parcerias estruturadas junto aos CAEs – Centros de apoio ao Empreendedor, Salas do Empreendedor e outros parceiros (SebraeAqui), visando a ampliação da capilaridade do atendimento da instituição, principalmente em localidades com menor acesso à orientação e apoio técnico para seu desenvolvimento. Em 2022, 13.975 pequenos negócios foram orientados pela rede de parceiros Sebrae.
-
Dos 141 municípios de Mato Grosso, a rede está presente em 88 municípios por meio de 96 parcerias, sendo 80 CAEs parceiros e 16 parcerias SebraeAqui.
-
-