O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a Prefeitura de Campo Verde, com o apoio do Centro Empresarial do município (CEMP), realizaram na última segunda-feira (26.02) o Fomenta Mato Grosso. A ação é desenvolvida nos municípios que fazem parte do Programa Cidade Empreendedora Sustentável para fortalecer os negócios locais por meio da geração de oportunidades.
A coordenadora do Sebrae/MT, Ana Paula Campos, ressalta que a presença dos empreendedores no evento foi importante para aproximar prefeitura e pequenos negócios em prol do desenvolvimento local.
“Essa aproximação e relacionamento entre gestores municipais e empresários ajuda a fortalecer a economia da região, porque esses empresários passam a fornecer à prefeitura e aumentam suas vendas por meio da compra pública. Também é fundamental para conscientizar o poder público sobre a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social. É uma oportunidade para a geração de negócios, de emprego e renda na cidade”, explica.
O evento apresentou informações estratégicas sobre a dinâmica de compras públicas para fomentar o mercado fornecedor de produtos e serviços locais e promover conhecimentos com palestras voltadas às melhores práticas do mercado. Para o prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes, a parceria entre o Sebrae/MT e a Prefeitura é fundamental para integrar o poder público e a classe empresarial.
“As compras no setor público têm algumas dificuldades pelo cumprimento dos ritos e parâmetros legais e essa oportunidade de parceria com o Sebrae promove uma instrução de tudo aquilo que é preciso fazer para otimizar as compras perante o setor público e isso é muito importante. Primeiro pela oportunidade que gera para o comércio local, como também pelo aumento das vendas para o município, considerando que todo esse recurso tende a ficar aqui”, disse o prefeito.
Para a empresária Lucilene Gonçalves, participar do Fomenta Mato Grosso foi como uma aula. “Desde o ano passado estou tentando entrar na licitação, mas como já tinham licitações em andamento, eu não tinha nada iniciado, agora estamos pleiteando para esse ano. Eu pretendo entrar na estatística de pequenos empresários que fazem parte da licitação aqui do município. Foi maravilhosa a aula, é uma oportunidade que o Sebrae/MT nos dá com relação à capacitação e ao conhecimento”, disse a empresária.