O Festival Vambora, realizado de 28 a 30 de setembro, na Arena Pantanal, em Cuiabá, traz para a 3ª edição uma programação paralela: o LAB Vambora, que é uma programação voltada ao empreendedorismo e fortalecimento da economia criativa, composto por oficinas, painéis e palestras, todas voltadas para a promoção da cultura periférica.
As atividades do LAB Vambora têm o apoio do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso), que além de ceder espaço para uma das atividades inseridas na programação, também marcará presença no painel “Sonhar e fazer acontecer: O Festival Vambora”, que acontecerá no sábado (30.09), às 14h, no Palácio da Instrução.
O LAB Vambora foi criado com a proposta de redesenhar o cenário da cultura periférica mato-grossense, por meio de espaços que unem promoção cultural, qualificação e troca de informações. No primeiro dia de atividade, 27 de setembro, o consagrado rapper MV Bill fez uma palestra e o lançamento de seu livro “A vida me ensinou a caminhar”, no Centro de Sustentabilidade (CSS), espaço cedido pelo Sebrae/MT.
“O desenvolvimento da economia criativa em nosso estado está ligado a qualificação dos profissionais que atuam neste segmento. E, o Sebrae tem participado de vários movimentos musicais e de audiovisual, justamente com a proposta de fomentar este setor, seja por meio de conteúdo ou por disponibilização de espaços para cursos e oficinas”, declara Sara de Paula, analista técnica do Núcleo de Economia Criativa, da Gerência de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/MT.
Como uma das integrantes do painel “Sonhar e fazer acontecer: O Festival Vambora”, Sara antecipa alguns dos temas que serão abordados neste debate.
“Neste painel, iremos abordar os aspectos engraçados, caóticos e amáveis dessa jornada de criação e desenvolvimento de um festival. Traremos uma visão do Sebrae/MT como apoiador de iniciativas como essas e a Silvana [idealizadora do projeto] irá contar como foi sonhar com o festival, o processo de construção e a busca por parceiros, do qual fazermos parte”, detalha a analista técnica de Economia Criativa do Sebrae/MT.
Além de Sara Paula, o painel “Sonhar e fazer acontecer: O Festival Vambora”, conta com a participação de Silvana Cordova e Alessandra Grandini, com mediação da jornalista Maria Clara Cabral. As vagas são gratuitas e limitadas. Confira abaixo a programação completa do Lab Vambora.
Mais informações sobre o movimento Vambora: https://movimentovambora.org.br/noticias
-
Movimento Vambora
O Festival Vambora conta com a apresentação de mais de 60 artistas, em uma superestrutura montada na Arena Pantanal. MV Bill, Rashid e Criolo são alguns dos artistas convidados. O Movimento Vambora é peça chave na inclusão da periferia, suas mais diversas manifestações culturais e demandas por profissionalização.
Além do apoio do Sebrae/MT, a 3ª edição do Festival Vambora conta com os patrocínios da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Mais informações sobre o festival: https://bit.ly/m/festivalvamboramt
-
Programação LABVambora
-
Dia 27 de setembro
Local: CSS (R. Cinco, 144 – Centro Político Administrativo)
14h-15h “A vida me ensinou a caminhar”, com o rapper MV Bill
15h-16h Apresentação de dança siriri e cururu
-
Dia 28 de setembro
Local: Palácio da Instrução (R. Antônio Maria Coelho, 151 – Centro)
14h-15h “Gestão de carreira para artistas independentes”, com Larissa Sossai
15h-16h “Conhecendo o ECAD”, com Nereu Teixeira (Gerente ECAD/DF)
-
Dia 29 de setembro
Local: Palácio da Instrução (R. Antônio Maria Coelho, 151 – Centro)
08h -12h e 14h – 16h- “Produção de Shows, eventos e festivais” – Guria Produtora
-
Dia 30 de setembro
Local: Arena Pantanal (Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão)
08h -12h “Produção de shows, eventos e festivais – (Guria Construtora)”
-
Local: Palácio da Instrução (R. Antônio Maria Coelho, 151 – Centro)
14h -15h “Sonhar e fazer acontecer: O Festival Vambora”, com Silvana Cordova, Alessandra Grandini e Sara de Paula | Mediação: Maria Clara Cabral
-
Local: Palácio da instrução (R. Antônio Maria Coelho, 151 – Centro)
15h-16h: “A importância dos Festivais”, com Sarah Loiola (presidenta da Abrafin/Festival Yalodê), Ana Morena (Festival do Sol), Fernando Rodrigues (Festival Cerrado Fuzz), Henrique Taveira (Baguncinha O Festival) | Mediação: Lidiane Barros
-
-