Estão abertas as inscrições para a oitava edição do Festival Gastronômico “Sabores da Floresta”, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Prefeitura Municipal de Alta Floresta. Empresários e empreendedores do ramo alimentício interessados em participar do evento, têm até o dia 30 de abril para se inscrever.
Consolidado como um dos principais atrativos gastronômicos da região de Alta Floresta, o festival será realizado do dia 10 a 12 de julho, na Praça da Cultura. A entrada é gratuita. A expectativa é superar a marca de 10 mil visitantes ao longo dos três dias do festival.
Segundo a coordenadora do Sebrae em Alta Floresta, Karina Zacchi, um dos principais objetivos do festival é impulsionar a economia local, fortalecer o comércio e incentivar a inovação nos espaços gastronômicos do município. Ela ainda ressalta que, durante a preparação para o evento, os empreendedores selecionados receberão consultoria especializada de um chef de cozinha, com o desenvolvimento de pratos autorais alinhados ao tema proposto, utilizando ingredientes do bioma amazônico.
Karina Zacchi destaca que a edição de 2025 promete ser ainda mais saborosa e inovadora. “O público irá vivenciar uma verdadeira imersão na cultura gastronômica amazônica, com pratos únicos e experiências sensoriais diferenciadas”, afirma.
Fortalecimento do comércio e do turismo local
De acordo com a coordenadora do Sebrae/MT, o Festival Gastronômico “Sabores da Floresta” é considerado uma importante vitrine para o comércio e para o turismo da região, pois envolve diversos setores da economia local. Ela acrescenta que além de movimentar bares, restaurantes, hotéis e serviços diversos, o evento ainda atrai visitantes interessados em conhecer os sabores autênticos da floresta e a hospitalidade de Alta Floresta, gerando renda e novas oportunidades para a comunidade.
Para esta edição de 2025, está prevista a participação de cerca de 20 estabelecimentos — entre bares, restaurantes, sorveterias, cafés e lanchonetes — que devem apresentar pratos exclusivos, elaborados a partir de um ingrediente nativo da floresta ou típicos da culinária amazônica, como peixes regionais, castanhas e frutas locais. “Para a seleção dos participantes, serão considerados critérios como criatividade, qualidade técnica, segurança alimentar, gestão e inovação”, explica a coordenadora.
A organização do festival reforça seu compromisso com o fortalecimento da economia regional por meio de parcerias com produtores rurais, agroextrativistas e cooperativas locais, garantindo que os ingredientes utilizados pelos participantes sejam provenientes da própria região amazônica.