Cerca de R$ 26 mil em vendas foi o resultado da Feira de Negócios promovida pela turma que se formou no programa ‘Chamada de Impacto’ realizado pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso) em Lucas do Rio Verde.
Ao todo, 48 empreendedores receberam certificado em uma noite repleta de celebração pelo resultado da conclusão das capacitações e ao final, 30 deles participaram da feira com a oferta de produtos e serviços.
Durante os três meses de curso, os participantes receberam aulas sobre gestão, finanças, marketing e vendas, e no último domingo (30), realizaram a ‘Feira de Negócios’, na praça dos Buritis, como encerramento do programa como forma de aplicarem as metodologias aprendidas durante os encontros.
“A feira foi um marco para os participantes, lotou, com mais de seis mil pessoas passaram pelo local. Os empreendedores conseguiram movimentar quase R$ 26 mil de vendas, alguns venderam mais de cinco mil. Além de capacitar, existe também essa visibilidade com a população do município, então é um retorno muito grande, um impacto bem relevante”, explica Renato Ícaro, gerente regional do Sebrae/MT.
O programa desenvolvido pelo Impact Hub busca apoiar empreendedores por meio de capacitações que são desenvolvidas durante 12 semanas. “Esta ação é muito importante para dar visibilidade aos empresários locais, e a feira é uma forma de colocarem em prática os aprendizados e compartilharem conhecimentos. Foram muitas histórias de superação, e podemos ver o quanto o Sebrae fortalece e impacta positivamente os pequenos negócios”, diz o gerente.
As ações do programa são baseadas em 4 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): Erradicação da pobreza; Educação de qualidade; Emprego digno e crescimento econômico e Redução das desigualdades.
Desenvolvido para impulsionar o crescimento dos microempreendedores individuais e proprietários de pequenos negócios, o foco é preparar os participantes para atuarem com mais competitividade no mercado. A metodologia trabalhada nos encontros busca gerar capacitação empreendedora, trocas em grupos e rede de apoio, além de conexão com o mercado.
Renato reforça a importância desta ação de apoio aos empreendedores do interior “são fundamentais para o desenvolvimento da economia local, pois muitos empreendedores participaram pela primeira de um curso e nós vemos que realmente estamos conseguindo impactar a vida desses empreendedores com as capacitações oferecidas pelo Sebrae/MT”, concluiu.
-