Para promover o desenvolvimento dos pequenos negócios e apresentar as principais ações de fomento ao empreendedorismo planejadas para o ano de 2024, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) realizou na última segunda-feira (26.02) o ‘Start Sebrae 2024’, em Rondonópolis. Cerca de 250 empreendedores puderam conhecer os serviços e todo o cronograma de projetos, ações, eventos, missões técnicas, workshops e demais produtos que serão desenvolvidos pela instituição para capacitar os empresários do estado.
Com o objetivo de aumentar o número de pequenos negócios atendidos e fomentar a economia do estado, em 2024, o Sebrae/MT irá atuar em cinco eixos estratégicos para impulsionar o empreendedorismo: Inovação, Educação Empreendedora, Mercado de Negócios (Internacionalização), Sustentabilidade e Desenvolvimento Territorial. A diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, comentou sobre a importância da presença da instituição em todas as regiões do estado e celebrou os bons resultados na região Sul.
“Nós estamos muito felizes com o que foi proporcionado pelo Start Sebrae em Rondonópolis. A participação dos empresários, dos nossos parceiros e dos representantes públicos é bastante significativa e sabemos que os temas que foram discutidos aqui, vêm ao encontro do que nós queremos fazer, que é promover o desenvolvimento de um município muito importante para o estado. Todo o potencial dessa região que é pujante faz com que nós possamos conduzir as ações com mais assertividade para contribuir efetivamente com o desenvolvimento das pessoas. Queremos estar cada vez mais presentes para mostrar que o empreendedor pode contar com o Sebrae para caminhar junto”, disse a diretora.
Além da programação voltada aos projetos e estratégias planejados pelo Sebrae para 2024, os participantes ainda assistiram às palestras ‘O papel do empreendedor como líder inspirador’ com Lucimeire Dias e ‘O futuro é coisa do passado’ com Fred Rocha. A gerente do Sebrae em Rondonópolis, Érika Santos, ressaltou que o evento foi pensado para apresentar temas relevantes e atuais para conectar os empreendedores de forma enriquecedora.
“As palestras trabalharam com insights de feiras a nível mundial, também aspectos de liderança no dia a dia, ações práticas para qualquer empreendedor, desde o que quer empreender, ou o que já tem uma equipe, mas precisa trabalhar e desenvolver o seu time. Muitas vezes, o empreendedor não tem tempo e não consegue buscar informações, por isso, estamos apresentando um pouco do que o Sebrae pode oferecer e quais as formas de acessar, porque o nosso propósito é desenvolver cada empreendedor e empreendedora da região Sul de Mato Grosso’, ressaltou.
Novas perspectivas
Para a empreendedora Néia Alves, que participou do evento em Rondonópolis, a principal mudança conquistada com o apoio da instituição foi a mudança no comportamento. “Hoje eu me vejo como empresária e valorizo o meu negócio. Eu saí daquela lojinha, daquela consultoria pequenininha e vim pro Sebrae. Hoje consigo me olhar grande e chegar mais além. Já participei do Empretec, faço parte do Sebrae Delas e sempre busco participar de todas as ações porque o Sebrae é o braço direito para o empreendedor”, disse.
A empreendedora Natália Monteiro, que trabalha com vendas on-line, ressalta que o evento foi esclarecedor para que ela possa planejar os próximos passos do próprio negócio. “O Start Sebrae é maravilhoso e muito enriquecedor, tem muitas coisas que eu já sabia e pude reciclar, mas também vi muitas coisas novas, fiz diversas anotações dos programas e das ações que vão ser realizadas e, por ser um evento gratuito, gerou bastante resultados para mim e a organização e o acolhimento foram maravilhosos”, afirmou.
A presidente do Instituto de Desenvolvimento Social, Inovação, Cultura e Sustentabilidade (IDESICS), Isabel Amélia, disse que foi importante conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Sebrae para melhorar a capacidade de venda dos materiais produzidos pelo instituto de forma sustentável. “Para nós foi muito proveitoso, as palestras foram bastantes enriquecedoras porque aprendemos que podemos ensinar as mulheres do nosso instituto a vender melhor os produtos e sabemos que podemos aprender cada vez mais com as dicas e orientações que nos deram hoje sobre onde buscar ajuda”, diz.
Start no interior
O ‘Start Sebrae 2024’, será realizado em todas as regiões de Mato Grosso durante os meses de fevereiro e março. A ação tem o objetivo de apresentar os projetos e atividades que serão desenvolvidas pela instituição ao longo deste ano em dez municípios polos de Mato Grosso. Além de Cuiabá e Rondonópolis, o evento que já foi realizado em Alta Floresta, Sinop e Sorriso, também ocorrerá em Cáceres, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças, Confresa, Tangará da Serra e Juína.