Empresários do setor energia solar estiveram presentes no evento “Solar Meet Up”, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), nesta terça-feira (15), em Cuiabá. O encontro foi marcado pela apresentação de experiências inovadoras no mercado e debates sobre o mercado de eficiência energética.
Durante o encontro, os palestrantes apresentaram aos participantes os resultados de uma pesquisa realizada pela Greener Consultoria, na qual revela que o estado de Mato Grosso é o terceiro em que mais se investiu em geração distribuída (mini GD) de energia solar no ano de 2024, somando mais de R$ 1 bilhão em investimentos, que se converteram em uma capacidade de potência adicionada de 374 MW.
Cuiabá foi a cidade que mais se investiu em geração distribuída de energia solar no país. Só neste ano, houve um crescimento de 22,9 MW potência adicionada de mini GD no município. O levantamento foi baseado em dados fornecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e adaptado pela Greener Consultoria.
“Cuiabá vem se destacando, principalmente devido ao compartilhamento de créditos, por meio da geração remota. É um consumidor que, às vezes, não instala um sistema fotovoltaico em casa, mas quer participar deste segmento sustentável, de uma energia verde e reduzir o valor da conta de luz. Hoje, o sistema fotovoltaico está com um preço cada vez mais baixo e tem um retorno deste investimento em um tempo muito menor do que era antes”, afirma o palestrante e analista de conteúdo e inteligência de mercado da Greener, Mateus Pinheiro, que também afirma que o mercado está se recuperando após um período desafiador no primeiro semestre de 2023.
A analista Técnica do Sebrae/MT, Yanne Silva, reforça a importância de inserir os empreendedores na agenda sustentável. Ela diz ser importante os empresários do setor estarem atentos às inovações do mercado. “Precisamos garantir um futuro mais sustentável, portanto, investir em processos sustentáveis é fundamental para o negócio. O mercado de energia solar no Mato Grosso vem crescendo muito, e essa é uma grande oportunidade de conhecer iniciativas voltadas ao segmento para pensarem nestes investimentos. Por isso, o primeiro passo que a gente recomenda é estudar as tendências de mercado”, afirma.
Sebrae/MT e a energia sustentável
Em 2016, o Sebrae/MT inaugurou a primeira usina fotovoltaica do estado na sede, localizada no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Desde então, a instituição tem implementado ações que visam fortalecer o mercado de energia sustentável na região.
“Nós temos consultorias no ramo de marketing, finanças, vendas e desenvolvimento de sistemas para os empresários que comercializam a energia solar. Também ofertamos consultorias em eficiência energética para os empresários que são consumidores de energia solar. Temos um produto que se chama ‘Sustenta Empresarial 2.0’, de forma gratuita, no qual nossos consultores analisam a sustentabilidade do seu negócio”, detalha a analista Yanne Silva.
O empresário Leonardo Araújo, da empresa Solar MT, participou do encontro e afirma que, mesmo com a expansão do mercado, ainda há desafios. Para ajudar a superá-los, ele buscou a ajuda do Sebrae/MT. “Participei de missões técnicas capacitadoras na China e Alemanha, onde pudemos observar a realidade do mercado mundial. Um dos nossos grandes desafios é a comercialização dos equipamentos, pois prezamos pela qualidade. Também estamos participando do SebraeTec, e a instituição tem sido nossa parceira”, afirma.