Empreendedorismo, crescimento, evolução e prosperidade. Essas palavras-chaves nortearam o projeto ‘Pé de Queijo’, empreendimento familiar que recebeu o apoio do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) e da Prefeitura de Nobres.
O projeto é um empreendimento familiar que produz artesanalmente queijos e doces, antes feitos em casa e após receber consultoria estratégica do Sebrae/MT, a família conseguiu abrir um ponto comercial para produzir e vender os produtos.
A proprietária do ‘Pé de Queijo’, Sandra Trindade, conta que teve uma ótima experiência com a consultoria que recebeu juntamente com a família, e que as mudanças propostas pelo Sebrae/MT respeitaram toda a história do empreendimento e não tirou a essência artesanal dos produtos.
“Foi ótimo o atendimento que recebemos do Sebrae/MT, eles conseguiram abrir a nossa mente e nos mostrar pontos importantes para a evolução do nosso negócio. Eles ouviram a nossa história e toda mudança foi proposta de forma respeitosa, para não perdermos a nossa essência. E o resultado final foi muito além do que imaginávamos, superou as nossas expectativas e o nosso sonho se tornou uma realidade”, contou emocionada a empresária.
Fomentar processos como estes é o principal objetivo do projeto implantado no município.
Segundo a gerente de Competitividade do Sebrae/MT, Denise Pimpim, a ideia é facilitar a vida dos empreendedores que passam a contar com diversos serviços do Sebrae/MT em Nobres, seja para a abertura de empresas, consultorias, orientações, entre outros serviços ofertados.
“Nós criamos algumas ações em Nobres, que visam o desenvolvimento do turismo na região, trabalhando aspectos como gestão do negócio, novas tecnologias, sustentabilidade e valorização das histórias e tradições locais. Tudo isso com a parceria que firmamos com a Prefeitura de Nobres que tem dado muito resultado, pois incentiva aos novos empreendedores a criarem espaços gastronômicos e de turismo no município”, explica Denise.
Segundo a secretária de Turismo de Nobres, Evelyn Bonatelli, esta parceria contribui para que os empreendedores do município desenvolvam produtos cada vez melhores e alcancem um alto nível profissional para atenderem os turistas que visitam a região.
‘’Com essa parceria, o Sebrae capacita os nossos empresários a desenvolverem um produto ainda melhor e este trabalho prevê deixá-los em um nível cada vez mais profissional e mais competitivo, já que o turista tem com um gosto refinado e o nosso intuito é corresponder as expectativas dele”, diz a secretária.
Projeto ‘Pé de Queijo’
Foi através do 2º Festival Gastronômico de Nobres, promovido pela Prefeitura Municipal e o Sebrae/MT, com o apoio do Conselho Municipal de Turismo, realizado nos dias 8 e 9 de setembro que se identificou o potencial da produtora de queijo, um empreendimento familiar onde trabalham mãe, pai e dois filhos. A família produzia seus queijos no sítio e vendia as peças no método “porta a porta”, de uma maneira até então não muito planejada comercialmente e sem um posicionamento de mercado. Porém, desde o festival já sabia-se que tinha muita qualidade na produção.
“Este projeto faz parte do propósito de potencialização do turismo. Atuamos em cima da capacidade da empresa de investimento, da criatividade e história da família. Nós trabalhamos desde o conceito de uma loja onde ela pudesse não só vender as peças, mas vender um menu elaborado a partir do queijo, sem parar de distribuir de maneira artesanal para os clientes que ela já conquistou, trazendo um diferencial, que é uma loja mais criativa, um ambiente que pudesse também agregar ainda mais na experiência do turista”, finaliza Tatiana Fernandez, consultora de formatação de produtos turísticos, contratada pelo Sebrae/MT.