Com o objetivo de promover o desenvolvimento dos pequenos negócios e apresentar as principais ações de fomento ao empreendedorismo planejadas para o ano de 2024, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) realizou, na última quinta-feira (07.03), mais uma edição do ‘Start Sebrae 2024’. Dessa vez, o município de Lucas do Rio Verde foi o escolhido para conhecer o cronograma de projetos, eventos, missões técnicas, workshops e demais produtos que serão desenvolvidos pela instituição para capacitar os empresários do estado.
Mais de 150 empreendedores estiveram presentes na ação que finalizou o ciclo do ‘Start Sebrae’ nas regiões Norte e Médio Norte de Mato Grosso. Para o gerente do Sebrae/MT em Lucas do Rio Verde, Renato Ícaro, o resultado foi muito positivo, pois promoveu uma maior aproximação entre instituição e empresários do município.
“O Start Sebrae é o nosso primeiro grande evento de 2024 e a gente pode apresentar para a sociedade de Lucas do Rio Verde todas as ações que vamos realizar neste ano, entre capacitações, eventos, missões técnicas e consultorias. Além disso, os empreendedores puderam aprender mais sobre vendas e marketing digital, então foi um evento muito rico para a nossa região. Nosso objetivo é sempre passar o que o Sebrae Mato Grosso tem de melhor, mostrando as melhores soluções como consultorias e capacitações disponíveis para a sociedade empresarial”, disse.
Uma novidade aos empreendedores da cidade é que as consultorias e capacitações serão oferecidas pelo Sebrae/MT com o apoio de diversos parceiros. “Esse ano está sendo diferente porque todos os eventos e todas as consultorias e capacitações serão oferecidos pelo Sebrae Mato Grosso com parceiros como a CDL, a Prefeitura, a Associação Comercial, o Sicredi Ouro Verde e muitos outros parceiros. O município de Lucas é muito cooperativo e a gente quer mostrar justamente isso, que a união faz a força”, ressaltou o Renato.
Além da palestra ‘Estratégias de marketing digital para decolar seu negócio’, com Leandro Gonçalves, os empreendedores também tiveram a oportunidade de assistir a palestra ‘Futuro é coisa do passado’, com Fred Rocha. O palestrante falou sobre a importância e lições das maiores feiras de negócios do mundo aos presentes.
“Todo mundo está buscando uma solução para melhorar. Todo mundo sabe que não adianta mais abrir a porta da loja de manhã e esperar o cliente entrar. E essa turma está começando a entender isso, está entendendo que o Sebrae/MT é quem pode ajudar, é quem está perto. A instituição promove conhecimento, tem os consultores e tem os analistas e isso é muito bacana porque vemos tudo isso reunido no evento. Eu tenho visto o pessoal saindo mais confiante daqui”, disse o palestrante.
A empreendedora Carine Ambrósio, que esteve presente no Start Sebrae, conta que começou a atuar recentemente no ramo de moda e desenvolveu uma marca própria de roupa fitness. Ela afirma que a criação do negócio surgiu com o apoio do Sebrae Mato Grosso.
“Se não fosse pelo apoio do Sebrae, hoje eu não estaria empreendendo. A virada de chave foi quando eu vi o Sebrae fazer o Empretec e ali eu consegui organizar todas as minhas ideias e colocar o projeto em prática. Antes eu estava só na expectativa, apenas revendia roupas, depois do Sebrae eu consegui fazer minha própria marca e começar a investir nesse segmento. Hoje, além de fazer a marca, comecei a vender no online e consegui me organizar financeiramente. A parte financeira da empresa, a parte de gestão de estoque, aprendi tudo através dos projetos que eu participei. O evento hoje foi muito importante porque a área que mais estou precisando agora me especializar é a de marketing digital. É uma parte ainda que eu tenho muita carência e quero me aprofundar também para poder gerir melhor o meu negócio”, disse a empreendedora.
Start no interior
O ‘Start Sebrae 2024’, será realizado em todas as regiões de Mato Grosso. A ação tem o objetivo de apresentar os projetos e atividades que serão desenvolvidas pela instituição ao longo deste ano em dez municípios polos de Mato Grosso. Além de Lucas do Rio Verde, o evento já foi realizado em Cuiabá, Rondonópolis, Alta Floresta, Sinop, Sorriso e Cáceres e também ocorrerá em Barra do Garças, Confresa, Tangará da Serra e Juína.