Nos dias 11 a 14 de novembro, empreendedores de quatro municípios da região Sudeste de Mato Grosso tiveram a oportunidade de participar de um circuito de palestras gratuitas sobre empreendedorismo com propósito, ministrado pela empresária e historiadora Luciana Balbino. O evento, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), atraiu um total de 121 participantes e visou fortalecer o ecossistema empreendedor local com práticas inovadoras e histórias de transformação social.
Luciana Balbino, reconhecida internacionalmente por seu trabalho com turismo de base comunitária e empreendedorismo social, compartilhou sua experiência de transformar a comunidade de Chã do Jardim, no município de Areia (PB), em uma referência no cenário nacional e internacional. Sua trajetória de superação e impacto social emocionou o público, ao mostrar como a união de propósito e inovação pode gerar mudanças significativas tanto na vida dos empreendedores quanto nas comunidades em que estão inseridos.
Liderança feminina e superação de desafios
Em suas palestras, Luciana abordou temas como liderança feminina, a importância do empreendedorismo com propósito, e como ideias simples podem ter um grande poder transformador. A empresária compartilhou sua experiência de vida, destacando os desafios enfrentados como mulher e líder comunitária, e como superá-los para promover o bem-estar e o desenvolvimento local. Ela também falou sobre a inovação no setor agropecuário e no turismo, áreas que têm grande potencial de desenvolvimento nas comunidades de Mato Grosso.
Uma das falas mais impactantes de Luciana durante o circuito foi sobre como o empreendedorismo com propósito pode mudar realidades e transformar comunidades.
“Quando o empreendedorismo é feito com propósito, de modo especial, quando ele é feito pensando nas outras pessoas e entendendo que empreendedorismo é bom, quando é bom para todo mundo, ele consegue sim transformar a realidade das pessoas, da comunidade, consegue transformar até mesmo o país. Foi o que aconteceu conosco. Uma forma de empreender onde, através do nosso empreendimento, fazemos com que os outros também empreendam. E assim, dessa forma, a gente transformou a nossa comunidade. Saímos de uma condição de pessoas que iam para os grandes centros à procura de trabalho, e hoje conseguimos fazer o nosso trabalho na nossa própria comunidade. E em alguns momentos a gente é patrão, em outros momentos a gente é empregado, e assim a gente vai construindo nossa história de transformação”, contou.
Luciana também reforçou que sua experiência com Chã do Jardim é um exemplo de sucesso coletivo. “A história de Chã do Jardim, que é a minha história, é um case de sucesso nacional. Um case que saiu na Forbes e que ganhou prêmios internacionais, mas que é sucesso porque, em nenhum momento, foi um desenvolvimento de uma pessoa só, mas sim de toda uma comunidade. Hoje, essa história é um exemplo para outras pessoas, pois ela prova que, mesmo em condições adversas, é possível transformar a vida de todos. Através dos cursos feitos no Sebrae, conseguimos transformar nossa vida e nossa comunidade. O sucesso está no fato de ser um exemplo para que outras pessoas também empreendam e acreditem que, se conseguimos, elas também podem”, reforçou.
Circuito de Palestras
O circuito de palestras teve início no dia 11 de novembro em Ouro Branco do Sul, no município de Itiquira, e seguiu para Rondonópolis, Guiratinga e Primavera do Leste. Cada evento contou com uma plateia engajada, composta por microempreendedores individuais (MEIs), donos de pequenas empresas e líderes locais que buscaram aprender mais sobre como utilizar o empreendedorismo como ferramenta de transformação.
Em Rondonópolis, o público lotou o auditório da Agência do Sebrae para acompanhar a palestra “Empreendedorismo com propósito: uma ideia que transformou toda uma comunidade”. Já em Guiratinga, a palestra “Uma ideia tem o poder de transformar o seu mundo”, com foco nos empreendedores da cadeia turística do município, foi realizada na Secretaria Municipal de Educação e, em Primavera do Leste, o evento foi encerrado no Tezla Hotel, reunindo um público diverso e interessado nas lições práticas de Luciana.
A palestra teve um impacto profundo nos participantes, como a empreendedora Elaine Alves, designer de sobrancelhas e cílios em Primavera do Leste. Ela compartilhou sua experiência, destacando como as palavras de Luciana a ajudaram a renovar sua confiança e a se lançar com mais ousadia em seus projetos.
“A palestra me ajudou a despertar para a importância de colocar minhas ideias em prática. Eu aprendi a confiar mais em mim mesma, a acreditar no meu potencial e a ser mais ousada nas minhas iniciativas. Agora, sinto que posso tirar minhas ideias do papel e realmente colocá-las em ação. Foi um impulso enorme para eu seguir em frente com mais coragem e determinação”, declarou.
Reconhecimento Nacional e Internacional
Luciana Balbino, premiada pela Forbes e com diversos prêmios nacionais e internacionais, é um exemplo de como o empreendedorismo pode ir além da geração de lucro e se tornar um verdadeiro motor de transformação social. Sua história inspira e motiva os empreendedores locais a buscar soluções criativas e a desenvolver negócios que impactem positivamente as comunidades em que atuam.
“Realizamos a palestra da Luciana Balbino nos municípios atendidos pelo Sebrae Mato Grosso, com foco em turismo, empreendedorismo e liderança feminina. A temática e a dinâmica foram alinhadas ao perfil dos participantes, que se inspiraram nas experiências da oradora sobre ações e comportamentos de sucesso. Luciana demonstrou grande habilidade em cativar o público, e acredito que todos saíram enriquecidos com os aprendizados compartilhados”, disse o analista de Negócios do Sebrae Rondonópolis, Valdemir Costa Júnior.
O Impacto nas Comunidades
Ao final do circuito, 121 empreendedores de diferentes regiões de Mato Grosso puderam compreender como, por meio de um modelo de negócios com propósito, é possível gerar não só lucro, mas também mudanças positivas nas suas localidades. Muitos participantes relataram que as palestras os motivaram a repensar suas práticas empresariais e a adotar uma postura mais consciente e sustentável.
O evento também abriu portas para futuras parcerias e projetos entre o Sebrae/MT e os empreendedores locais, visando o desenvolvimento contínuo de novas soluções e oportunidades de negócios.