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Série Sustentabilidade: CSS: Sustentabilidade em Rede

Turmas formadas pelo CSS espalham conhecimento pelo país. Interlocutores
Por Assessoria Sebrae/MT - Daniel Pettengil
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Após uma década ‘plantando’ conhecimento em cursos e capacitações, o Centro Sebrae de Sustentabilidade observa os frutos serem colhidos bem longe de seu ‘pomar’. Com interlocutores espalhados pelas unidades do Sebrae nas 27 Unidades da Federação, o Centro se consolidou como maior referência nacional em conteúdos de sustentabilidade.

E tudo começou com a ideia de oportunizar cursos de formação no tema aos colaboradores de Mato Grosso, com a abertura de algumas vagas para representantes de outros estados. Na época, a direção do CSS considerou a importância de contar com o trabalho de pessoas que entendessem e compreendessem todas as nuances do conceito, justamente porque já se vislumbrava este campo aberto para a inovação com conteúdo educativo. Desde então, 15 turmas completas já foram formadas.

Alunos utilizando as instalações do CSS para aprender sobre sustentabilidade.

“O curso de formação em sustentabilidade foi muito marcante. Após absorver o conteúdo aqui, os Sebraes estaduais iniciaram este protagonismo nos seus estados. Tudo o que é produzido pelo CSS acaba replicado pelos interlocutores, para que eles disseminem todo esse conhecimento dentro das unidades de origem e junto aos projetos voltados aos pequenos negócios”,

Explica o analista técnico do Centro Sebrae de Sustentabilidade Nager Amui, responsável pela articulação e interface com os ‘braços’ do CSS em todo o ecossistema da instituição no país. A equipe responsável por dar o suporte aos colaboradores e consultores é constantemente capacitada para atualizar seus conhecimentos e levá-los adiante.

Instalações do CSS

Por sinal, a rede de interlocutores espalha-se pelo país, com uma ação coordenada e padronizada, a partir dos conceitos gestados no CSS. A absorção do conhecimento em sustentabilidade gerou um efeito cascata no Sebrae da Bahia, que decidiu criar um comitê próprio para lidar com essas práticas no dia a dia.

“A criação do Centro foi uma grande oportunidade para trazer para a nossa instituição uma referência na aplicação da sustentabilidade de forma transversal, atuando tanto internamente quanto na orientação às micro e pequenas empresas”,

Explica a analista Márcia Suede Motta, interlocutora do Sebrae na Bahia e coordenadora do comitê local. Já são 10 anos de atividades, voltadas a dinamizar processos e políticas internas de ecoeficiência, além de servir como um vetor de conhecimento aos pequenos negócios, buscando sensibilizar e levar soluções ao empreendedor. O comitê baiano segue o mesmo eixo básico do CSS, ou seja, trabalhar com racionalidade a utilização da energia elétrica, da água e dos resíduos.

Marcia minimiza a distância geográfica e procura estar muito próxima do processo de construção das ações que, mais tarde, irão servir de base para todos os Estados. Como interlocutora do CSS, a analista acumula uma extensa bagagem de cursos, convenções e capacitações, algumas feitas presencialmente em Cuiabá. Ela ainda desempenha a função de membro da governança corporativa do CSS para o Nordeste e, por extensão, ao Brasil todo. “Digo que sou privilegiada por participar dessa interlocução e atuar na discussão de metodologias e práticas idealizadas para superar os gargalos que surgem em cada região”, acrescenta.

Rosa Satiko Nakamura, interlocutora do Sebrae Acre.

Na região Norte, a interlocutora Rosa Satiko Nakamura, do Sebrae Acre, também absorveu os conhecimentos disponibilizados e transpôs os conceitos para a realidade local, muito identificada com as ações preservacionistas e sustentáveis relacionadas à Floresta Amazônica.

“O CSS constitui uma iniciativa visionária do Sebrae em discutir e propor a sustentabilidade dos pequenos negócios. Trabalha com um programa ambicioso de qualificação e articulação visando oferecer soluções para problemas comuns dos pequenos negócios. Como exemplo citamos a elaboração do ‘Programa Amazônia Sustentável – Transformando os pequenos negócios para transformar o mundo’, que se configura como um hub de sustentabilidade para o sistema Sebrae”.

Portfólio extenso

Além do curso responsável pelo pontapé inicial para formação de lideranças com foco em sustentabilidade, o CSS também oferece oficinas sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), presencial e em plataformas on-line. Há também as oficinas sobre as tendências de sustentabilidade e as palestras gerenciais – são ao todo seis títulos, que versam sobre água, eficiência energética e destinação de resíduos. Com a ação orientativa concretizada, o CSS tem apostado também no fortalecimento de seu papel como articulador entre as diferentes realidades enfrentadas pelas equipes técnicas do Sebrae pelo país.

Nager Castilho – Gerência de Negócios Sustentáveis SEBRAE MT

“Se por exemplo, o Sebrae do Rio Grande do Norte precisa de um palestrante sobre a questão da água e não há consultores disponíveis na data, posso convidar um especialista de Santa Catarina para atender ao chamado”, exemplifica Nager, a quem cabe a função de dinamizar as demandas e direcioná-las de forma precisa.

Isto mostra que as unidades estaduais e regionais se beneficiam da troca de experiências e do intercâmbio de ideias dentro da rede. Pelas características geográficas de cada local, é variável o nível de conhecimento em determinadas áreas. O Sebrae do Rio de Janeiro, por exemplo, já acumula know-how em energias renováveis, ao passo que a unidade do Mato Grosso do Sul tem ‘autoridade’ em conteúdos sobre o turismo. Compartilhar e fazer a troca de informações é uma das tarefas mais importantes do CSS.

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