ASN MT Atualização
Compartilhe

Artesãos de Mato Grosso participam de Intervenção do Artesanato em evento carioca

CASA BRASIL CENTRAL
Por Rita Comini - Assessoria Sebrae / MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

Quatorze artesãos de Mato Grosso participam da Intervenção do Artesanato, de 12 a 16/09, que integra a programação da exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”, em cartaz no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro.

Entre eles está Carlos Rogério Giacomelli, 53 anos. Ele produz peças em madeira, especialmente réplicas de animais, como serpentes, onças, aves e tantos outros. Além da madeira coletada na natureza, via de regra, galhos e troncos de árvores caídas, utiliza outros materiais como biscuit, arame, papel alumínio, etc, para compor suas peças.

Morador de uma chácara às margens do rio Cuiabá, ele diz que busca na natureza tanto a matéria prima como a inspiração. Esta é a primeira vez que participa de uma grande exposição e que viaja de avião. Ele de diz um pouco ansioso, mas também muito feliz e com boas expectativas de ampliar sua produção e expandir a comercialização para além de Mato Grosso.

Esta também é a expectativa de Leonice da Silva, mais conhecida como Nice Arequê, que integra um coletivo de ceramistas com 33 participantes. Mesmo já tendo participado de uma grande exposição na Galeria Central, em São Paulo, está muito feliz em participar da mostra “Casa Brasil Centra” e de integrar a missão de artesãos.

“É uma alegria enorme integrar esse grupo, o workshop que vamos participar só vai nos engrandecer, abrir nossa cabeça para coisas novas. O Sebrae está entrando na vida do coletivo na hora certa”, constata animada.

O grupo vai participar de várias atividades, incluindo visitas técnicas, oficinas, rodada de negócios.

O talk show “Artesanato como negócio” terá a participação de Carolyne Gomes, coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Rio de Janeiro; Décio Coutinho como mediador; Flávia Torres e Jeanne Ferré, da Parceira Carioca, instalada no Museu do Amanhã, um dos pontos de visita técnica.

“O artesanato como identidade cultural pelo olhar dos mestres” é o tema do segundo talk show.

Haverá ainda a palestra “Territórios criativos: artesanato, inovação e sustentabilidade”, com Décio Coutinho, gestor em economia e cidades criativas, mestre em gestão do patrimônio cultural.

No último dia da missão técnica ao Rio de Janeiro será montado um café com negócios para que os artesãos possam expandir o mercado.

A exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” está aberta desde 12 de agosto e prossegue até 30 de outubro, reunindo peças de mais de 150 artesãos da região Centro-Oeste compondo um retrato do artesanato dos dois biomas. De 3 a 7/10 está programada a Intervenção de Turismo e de 18 a 22/10 acontece a Semana Pantaneira.

  • #Carlos Rogério Giacomelli
  • #sebraemt
  • CRAB
  • Sebrae MT