Aos 10 anos, o pequeno Victor Eduardo Rodrigues Silva é um verdadeiro defensor do meio ambiente e da sustentabilidade. Aluno do quinto ano da Escola Municipal Guarujá, de Água Boa, ele participa do Projeto Recicla Verdinho, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Mato Grosso (Sebrae/MT), dentro do programa Cidade Empreendedora e Sustentável, em parceria com a Prefeitura Municipal de Água Boa e conta com apoio da Cooperativa Sicredi, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Araguaia – ACAMARA e da Associação dos Feirantes de Água Boa.
Na última edição do projeto, realizada em maio de 2022, o pequeno deu um show de sustentabilidade. Victor trocou 85 garrafas pets e latinhas por 85 verdinhos e, com esse dinheiro, fez literalmente a feira no município.
“Com o projeto eu aprendi a reciclar e cuidar do meio ambiente de forma consciente, todos da minha família participam, e a gente ainda consome comida boa e de qualidade,” contou o aluno animado com o projeto.
Além de Victor, outras mais 100 crianças da Escola Municipal Guarujá, participaram da Formação sobre Educação Sustentável e Financeira, que tem a finalidade de despertar nas crianças em idade escolar a consciência ambiental e também valorizar a agricultura familiar, proporcionar o acesso à uma alimentação mais saudável e economia às famílias.
O projeto é uma parceria do Sebrae MT com o município de Água Boa e envolve Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, além de fomentar a economia local dos pequenos negócios
“Fizemos tudo isso através do Cidade Empreendedora, do Sebrae e a população como um todo que está participando e apoiando o projeto,” explicou a vice-prefeita e secretaria de Desenvolvimento de Água Boa, Rejane Schneider Garcia.
O ‘Recicla Verdinho’ trabalha com dois dos pilares do cooperativismo: O financeiro, onde as crianças levam para casa conhecimento que podem compartilhar com a família, ajudando na organização financeira e o social que fomenta o trabalho dos feirantes. A presidente da Associação dos Feirantes de Água Boa, Gerlaine Magalhães, explica que com o projeto a agricultura familiar é beneficiada diretamente.
“O fluxo de frequentadores da feira aumentou consideravelmente depois que Água Boa realizou essa importante parceria com o Sebrae MT. Nossa feira estava bastante parada e este projeto contribuiu para uma maior visibilidade,” explicou Magalhães.
Além de ensiná-los a se organizarem financeiramente, a prática permite o desenvolvimento de comportamentos que podem fazer a diferença no futuro, como autocontrole emocional, disciplina, organização e planejamento, gestão e inteligência financeira.
“São várias secretarias envolvidas nesse belo trabalho. Temos Educação, Desenvolvimento, Infraestrutura. Trabalhamos com crianças do quarto e quinto ano a consciência ambiental e financeira,” explicou Garcia sobre a participação das secretarias municipais no projeto.
RECICLA VERDINHO
O gerente do Sebrae em Barra do Garças, Luciano Alfredo Bonaccini explica que para participar do Projeto, os estudantes precisam recolher material reciclado, como: Garrafas pet, latas de alumínio, embalagens Tetra Pak, entre outros recicláveis e depois fazer a troca por um voucher chamado Verdinho.
“O voucher serve como “moeda” para a compra exclusiva de produtos da agricultura familiar na Feira Municipal da cidade e posteriormente, os feirantes o trocam por moeda real,” explicou Bonaccini.