Durante abertura oficial do ‘Festival Biomas e Sabores’ nesta quinta-feira (26), realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT) e o Governo de Mato Grosso, foram entregues os dois primeiros títulos de registro de serviço, de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp) do Estado. Os pequenos produtores contemplados, contaram com o apoio do Sebrae/MT para conseguirem obter a certificação entregue pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar do Estado (Seaf).
Os dois contemplados foram os pequenos produtores de Santo Antônio de Leverger, Jackson Pacheco e Ludymilla Caramori, que receberam o primeiro e segundo certificados, respectivamente a agora poderão ampliar os negócios e abrir novos horizontes para a produção deles.
Jackson ressalta que “o Sebrae foi peça fundamental em todo o processo, desde o começo nos auxiliou nos incentivou a fazer a certificação, agora que mais produtores tenham esta oportunidade”, disse o produtor que agora se torna referência no Estado.
“O título vai me permitir chegar a estabelecimentos onde eu não podia por falta de documentação, mas agora a população mato-grossense terá acesso aos nossos produtos, vamos expandir as fronteiras. Agradeço ao Sebrae que nos apoiou na jornada em todos os sentidos, desde a parte financeira, de marketing, assistência técnica, auxiliando com tudo”, comentou a pequena produtora, Ludymilla.
Durante a abertura do Festival Biomas e Sabores, para autoridades e imprensa, o vice-governador do Estado, Otaviano Pivetta, ressaltou a importância da colaboração entre gestores estaduais, sistema S, com médicos veterinários e produtores, para garantir a segurança alimentar e a viabilidade dos pequenos empreendedores no estado.
“É essencial que possamos compatibilizar os interesses da sociedade com os dos produtores de queijos e outros alimentos, pois a segurança alimentar é uma
preocupação constante, por isso que estamos promovendo eventos que estimulem o desenvolvimento do Mato Grosso”, disse Pivetta.
Lélia Brun, diretora Superintendente do Sebrae/MT, reforça que o evento é totalmente gratuito, aberto a toda população, com foco em promover a rica gastronomia, os potenciais turísticos e culturais dos três biomas de Mato Grosso, ao unir as tradições da Amazônia, Cerrado e Pantanal.
“O nome Biomas e Sabores nos remete à grandiosidade e diversidade de Mato Grosso, um território abençoado que abriga um patrimônio biológico incalculável. Este festival representa não apenas a riqueza dos nossos biomas, mas também a potência do empreendedorismo da agricultura familiar, que é um elo essencial da cadeia produtiva. Estamos aqui para divulgar e valorizar os sabores e saberes que encantam visitantes e alimentam nossa população”, afirmou a diretora, ao ressaltar a importância do evento para promover o empreendedorismo e valorizar os pequenos negócios locais, fundamentais para a economia do estado.
Programação:
Algumas das atrações do evento são as apresentações culturais, feira de negócios, cozinha show, praça de alimentação, espaço kids, além de programação técnica e o ‘1° concurso do Queijos e Produtos Lácteos’ de Mato Grosso, que promove a qualidade e valorização das produções do Estado, sendo produtores rurais, agroindústrias familiares e estabelecimentos agroindustriais de leite e derivados
“Todos que se inscreveram são vitoriosos, porque ele espera, ele qualifica, ele produz, o produto escolhe com qualidade para participar. A participação é fundamental para eles e faz parte da história”, disse o queijista nacional Falco Bonfadini, da Galeria do Queijo de São Paulo.
O evento conta com uma programação técnica onde os empreendedores poderão receber orientações, além de participar de palestras e workshops.
Inscrições para a programação técnica AQUI.
O evento será aberto ao público a partir das 19h desta quinta-feira (26/09) e segue até às 22h. Nos dias 27 e 28 de setembro (sexta e sábado), o evento será aberto ao público a partir das 14h e segue até às 22h. A entrada é gratuita.
Veja mais informações sobre o evento e a programação completa no link: AQUI.
Parceiros:
O evento co-realizado entre o Sebrae/MT e o Governo de Mato Grosso, conta com o patrocínio do Senar, Empreenda Mais Ind, Senac, Fiemt por meio do Senai, além do apoio de diversas instituições, entre elas o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMVMT), Sindicato das indústrias de latícios do Estado de Mato Grosso (Sindilat), Visa Cuiabá e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).