ASN MT Atualização
Compartilhe

3ª edição do ‘Desafio das Merendeiras’ é realizado pelo Sebrae/MT nesta sexta (7)

Competição será realizada no estacionamento do Shopping Pantanal, das 18h às 22h, durante o ‘Festival das Nações’
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

O ‘Desafio das Merendeiras’ chega à terceira edição e a etapa estadual será realizada nesta sexta-feira (07.06), no estacionamento do Pantanal Shopping, em Cuiabá, das 18h às 22h. A competição integra o ‘Festival das Nações’, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) com apoio do Pantanal Shopping e da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que acontece nos dias 7 e 8 de junho, das 17h30 às 22h30 com entrada gratuita.

Para valorizar os profissionais que preparam as refeições nas escolas municipais, o ‘Desafio das Merendeiras’ é uma competição criada pelo Sebrae/MT, por meio do programa Cidade Empreendedora, que também visa incentiva o consumo da agricultura local e promove uma alimentação saudável.

A gestora estadual de políticas públicas do Sebrae/MT, Mayra Piovesan, explica que a ação reforça a atuação do Sebrae Mato Grosso como referência no desenvolvimento de ações inovadoras junto aos pequenos negócios.

“Esta ação promove integração e conexão entre setores e parceiros para propor experiências inovadoras e memoráveis aos empresários, empreendedores e sociedade em geral”, afirma.

Nesta etapa estadual, serão premiados os três primeiros colocados. Estão na disputa nove participantes das cidades de Sinop, Canarana, Querência, Tangará da Serra, Diamantino, Aripuanã, Campo Verde, Guarantã do Norte e Santa Carmem. Estes municípios fazem parte do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MT que prevê fortalecer o ambiente de negócios e empreendedorismo dos gestores participantes.

O Desafio Estadual das Merendeiras é composto por duas etapas. Na etapa municipal é selecionada a receita que representará cada município. Já na etapa estadual, as equipes de diferentes municípios competirão para identificar o melhor prato da merenda escolar.

Três jurados técnicos, especialistas no ramo da gastronomia, trarão suas experiências e conhecimentos do universo culinário e serão responsáveis por avaliar e selecionar os melhores pratos no Desafio Estadual das Merendeiras.

As ganhadoras da última edição foram a merendeira Vandenir de Fátima Cabral Oliveira, de Barão do Melgaço, Celina Gonçalina da Silva, de Nossa Senhora do Livramento, e Arinéia Pereira da Silva, do município de Campo Verde. – Foto: Sebrae/MT

São eles: Tolentino Neto, renomado chef do restaurante ‘Marido na Cozinha’; Fernando Mack, pesquisador gastronômico e chef do restaurante ‘Brasído’; Adriana Costa, chef confeiteira e proprietária do restaurante e pousada ‘Atmã’, eleito como o melhor restaurante em 2019 pela revista ‘Comer e Beber’.

O Sebrae/MT conta com as parcerias das Secretarias Municipais de Educação, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, além de outras instituições interessadas para a realização do desafio.

Na última edição, as ganhadoras foram as merendeiras Vandenir de Fátima Cabral Oliveira, de Barão do Melgaço, que garantiu o pódio com uma receita de carne moída com mandioca, arroz branco e salada mista, a Celina Gonçalina da Silva, de Nossa Senhora do Livramento, foi a vice-campeã com a receita composta por mistura da morraria – tipo ensopado de legumes e carne -, acompanhada de suco verde enriquecido com ora-pró-nobis e salada livramentense. Em terceiro lugar, a merendeira Arinéia Pereira da Silva, do município de Campo Verde, conquistou o público com uma receita de canjiquinha mineira com costela suína e legumes.

Cada participante do ‘Desafio’ elaborou uma receita em conformidade com os critérios exigidos e utilizaram itens provenientes da agricultura familiar, produzidos pelos produtores locais.

Festival das Nações

Para impulsionar os setores econômicos gastronômico e cultural do estado de Mato Grosso, o Sebrae Mato Grosso realiza o ‘Festival das Nações’ com diversas ações para promover acesso a mercado nas cadeias de valores prioritários do Sebrae, para valorizar a cultura das nações e representantes de países estrangeiros que vivem no estado.

O evento é gratuito para toda a família que poderá desfrutar de pratos típicos e apresentações culturais de diversos locais do mundo. Os expositores irão comercializar produtos da gastronomia brasileira, mexicana, árabe, argentina, peruana, francesa, entre outros.

“A feira será aberta ao público com a entrada gratuita, para oferecer à sociedade a oportunidade de participar de um evento que reúne diferentes negócios da gastronomia e da cultura”, afirma a gestora estadual de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT, Inajara Amorim.