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Shama Papelaria supera dificuldades e cresce na pandemia
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No cenário em que vivemos atualmente, é normal pensar nas piores situações para sua empresa, mas não é fim dos tempos e nada está perdido. É possível encontrar maneiras de entender o mercado atual e, assim, aumentar suas vendas. Assim foi com a Shama Papelaria de Tangará da Serra, que após participar do Programa Crescer & Prosperar, do Sebrae em Mato Grosso em parceria com a Unicred, reduziu as dívidas e aumentou o lucro em torno de 30%.

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Empresária Josiane da Silva e marido, atuando juntos na gestão da empresa

Assim foi com a Shama Papelaria de Tangará da Serra, que após participar do Programa Crescer & Prosperar, do Sebrae em Mato Grosso em parceria com a Unicred, reduziu as dívidas e aumentou o lucro em torno de 30%.A empreendedora, Josiane da Silva, conta que a pandemia atrapalhou o crescimento do negócio.

“Meu marido sempre foi representante comercial, eu sempre trabalhei em área financeira, mas sempre tivemos a intenção de abrir algo nosso. Tentamos algumas vezes, até que cerca de seis anos atrás iniciamos com a Shama Distribuidora, revenda de papéis e alguns importados. Aos poucos expandimos para materiais de escritório. Os negócios foram crescendo, pois vimos uma carência no mercado de atendimento mais personalizado para as empresas de material de escritório e periférico de informática.”

“Há três anos investimentos em um ponto físico para distribuidora e em setembro de 2019 abrimos a papelaria. Tivemos uma boa volta as aulas até que veio a pandemia em março de 2020, no qual ficamos cerca de 20 dias fechados. Demoramos cerca de um ano para recuperar. Então quando surgiu a oportunidade da consultoria, vimos que seria nossa chance para aprender e quem sabe voltar a crescer. E essa foi a melhor decisão que tomamos”.

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ASN Mato Grosso - Agência Sebrae de Notícias Josiane da Silva

Consultoria

Josiane conta que eles realizaram consultoria na área financeira, planejamento e gestão de pessoas.

“Mudamos completamente nossa cabeça, era o start que precisávamos para profissionalizar ainda mais nossos negócios. Na parte financeira trocamos de empresa da máquina de cartão, o que reduziu a tarifa, diminuímos a inadimplência, aumentamos o número de clientes atendidos, passamos a comprar mais a vista. Já no primeiro mês de consultoria tivemos um aumento de faturamento de 16%”, conta.

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ASN Mato Grosso - Agência Sebrae de Notícias Assessoria

Josiane conta também que viu na diversificação do seu leque de produtos uma saída para viabilizar as vendas ao longo do ano. “A nossa papelaria foi inspirada em uma papelaria modelo de São Paulo, trabalhamos com móveis planejados, uma organização diferente e também por conta da distribuidora agora vendemos além dos produtos da papelaria, toner, material de escritório e utensílios de casa. E a gente está sempre de olho no que é possível agregar”.

Outro fator preponderante para o sucesso da gestão da papelaria foi a descrição dos cargos, criação do organograma e definição de metas a serem realizadas. “Tínhamos dificuldade de dar feedback e de deixar claro como tudo deveriam acontecer, então montamos o organograma, definimos os cargos e passamos a acompanhar indicadores de performance. Isso ajudou a acompanhar os processos, a analisar se as pessoas estavam nas funções corretas e o que estava ou não estava funcionando”, relatou.

Gestão de Estoque

Outro ponto trabalhado foi gestão do estoque.

“Verificamos que estávamos com um alto número de produtos em estoque, principalmente por conta da pandemia, então fizemos promoções para acabar com os produtos antigos e resultado foi muito bom. Também estruturamos o nosso estoque e agora possuímos um estoquista, que controle de tudo que entra e sai, tanto na papelaria quanto na distribuidora. Além disso, focamos mais na venda, passamos a entrar mais em contato com os clientes, investimos em marketing digital, participamos do Natal da CDL”.

ASN Mato Grosso - Agência Sebrae de Notícias Gestão de Estoque e diversificação de produtos

Desafios e Resultados

Um dos desafios que ainda não foi superado é a separação das contas das empresas. “Há um ano e meio surgiu a oportunidade de compramos uma distribuidora de revista, ou seja, são três empresas e não temos contas para cada uma. Os consultores mostraram para gente que era importante separar para termos uma noção de como cada negócio está indo. Já conversamos com o nosso contador e estamos levantando os custos para fazer isso. Enquanto não implementamos isso, já nos preparamos para expandir as nossas vendas na distribuidora, que a partir do próximo mês contará com um vendedor em Cuiabá, Pontes e Lacerda e Nova Mutum. Ações importantes para continuar a crescer os nossos negócios”, argumenta.

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