ASN MT Atualização
Compartilhe

Missão Técnica realizada pelo Sebrae/MT importa experiências de sucessos de Israel para Mato Grosso

O benchmarking de inovação levou 45 mato-grossenses à Israel em busca de melhores práticas de negócios
Por Assessoria de Imprensa Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

Uma comitiva formada por empresários dos setores da saúde, inovação, transformação digital e gestores públicos retorna à Cuiabá, nesta terça-feira (13), trazendo novas oportunidades de negócios para Mato Grosso. O benchmarking de inovação, realizado entre os dias 3 e 13 de junho, reuniu 45 pessoas que buscaram em Israel as melhores práticas de negócios, aplicáveis nas organizações mato-grossenses.

O objetivo da viagem era promover a inovação empreendedorismo e o desenvolvimento de negócios globais.

“Israel é uma Startup Nation e se adaptar às mudanças te dá mais chance de sucesso em um mundo cada vez mais competitivo”, ressalta o analista de Negócios do Sebrae/MT, Alberto Santana, membro técnico da comitiva.

Para maior aproveitamento das agendas, o grupo foi segmentado conforme áreas de atuação, sendo eles: 22 empresários com foco em ver inovações e transformação digital, 14 empresários do setor da saúde e cinco gestores públicos.

O analista técnico do Sebrae/MT explica a importância da realização de uma visita técnica ao país. “Foram realizadas visitas a estabelecimentos que possuem potencial para futuros negócios. Algumas experiências deverão sensibilizar e despertar o interesse para o uso de novas tecnologias na gestão empresarial e pedagógica, na qualificar do capital humano, além de oferecer diferentes visões empresariais e educacionais – principalmente na área de inovação e tecnologia – que amplia as oportunidades de benchmarking”.

Empresários de cada segmento trouxeram na bagagem de volta produtos e projetos que devem ser aplicados a curto e médio prazo. “Essa foi uma oportunidade de acessar novos mercados, identificar fornecedores e clientes, adquirir máquinas e equipamentos. A experiência foi uma forma de trazer para o Mato Grosso inovações, que só vivenciamos ao visitar país como Israel”, pondera Alberto.

Alguns cases de sucessos foram destaques desta viagem. No campo da inovação, a adoção de uma educação inovadora, que usa métodos ágeis para resolver problemas existentes na sociedade chamou a atenção dos empresários. “O método ajuda as crianças a não focarem no problema, mas sim na solução deles”, observa o grupo de empresários da inovação e transformação digital.

Para a área da saúde, os componentes avaliaram como positivo os métodos adotados pelo hospital Assuta, organização privada de saúde em Israel. “Neste caso, foi possível observar inovações que melhoram a experiência do cliente, por meio de ações que o médico pode utilizar, como: prontuário unificado, utilização do plano de saúde e equipamentos que consegue passar parâmetros ao paciente”, cita o grupo de empresários da saúde.

Já no campo das políticas públicas, uma solução de gestão de resíduos chamou a atenção da equipe. “ A empresa que aproveita o lixo da cidade para gerar energia. Uma solução única de gestão de resíduos que elimina 100% dos resíduos transportados para aterro. Converte tonelagem de resíduos domésticos em energia nas instalações do cliente”, destacou.

-

  • #sebrae/mt #missãotécnica #Israel