Evento faz parte do Cidade Empreendedora e Sustentável, programa criado pelo Sebrae Mato Grosso em 2001.
Organizado pelo Sebrae Mato Grosso, o primeiro dia do Encontro Estadual de Gestores Públicos, realizado na Pousada Penhasco em Chapada dos Guimarães, cidade a 60 quilômetros de Cuiabá, foi marcado por grandes apresentações e importantes palestras para a administração pública.
Pela manhã prefeitos, primeiras damas e secretários de mais de 30 cidades Mato-grossenses assistiram a belíssima apresentação cultural do Grupo Flor Ribeirinha, seguido pela palestra “Superação – viver é como velejar vale vencer”, de Lars Grael. Ainda pela manhã foi apresentado a palestra “Novas perspectivas para a gestão de resíduos no Brasil,” de Aron Belinky.
A tarde a programação foi dividida entre os participantes. Os prefeitos acompanharam as palestras “Implantação de Soluções Inovadoras”, de Arnaldo Jr, Ex-Prefeito de Cabaceiras/PB, “Consórcios públicos como estratégia de desenvolvimento coletivo” de Paulo Miotta e “Turismo e Cultura: Caminhos para o desenvolvimento”, com Mário Nascimento, Ex-Prefeito de São Miguel das Missões/RS.
As primeiras damas tiveram uma programação especial com palestras motivadoras. Marcela Quiroga falou sobre Empreendedorismo Social – um negócio que pode dar certo no seu município. A palestrante Soraia Schutel apresentou a temática “Liderança feminina e o protagonismo na transformação municipal”. Durante a apresentação, Schutel, que estudou desenvolvimento sustentável, direito internacional dos diretos das mulheres e liderança feminina, explicou o papel que as primeiras damas exercem junto com seus maridos para auxiliar a sociedade como um todo.
“A primeira-dama pode e deve ser participativa. Estar na luta social de famílias mais vulneráveis. Um dos trabalhos que sempre indico ser feito nas prefeituras é trabalhar com mulheres empreendedoras a auto estima. Mostrar para aquela mãe, profissional que ela tem talento, que ela pode crescer e principalmente, que ela tem capacidade, essa é a maior dificuldade hoje no empreendedorismo, as mulheres começam e por baixa auto estima e conhecimento de capacidade desistem de suas carreiras. As primeiras-damas podem auxiliar nessa missão e empoderar essas mulheres,” explicou Soraia.
Os secretários municipais também tiveram uma programação especial durante o Encontro de Gestores. A tarde iniciou com a palestra “ESG: Comprometimento Social e Ambiental na Gestão Pública” de Fábio Risério. Na sequência foi apresentado o Case: “Como Fortaleza/CE e Sorriso/MT fortaleceram o Empreendedorismo local”. Por último, Tomaz Vicente falou sobre “Design aplicado à inovação no planejamento público”.
A prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves, destacou que com a ajuda do Sebrae foi possível realizar, no município Coração do Pantanal, um turismo de sustentabilidade.
“A parceria com o Sebrae mostrou para nossos pantaneiros o quanto nós podemos transformar nosso turismo e consequentemente nossa economia. O Sebrae tem nos ajudado a levar o nome de Barão para o mundo,” disse emocionada Gonçalves.
A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico de Água Boa, Rejane Garcia, contou que o município aderiu ao projeto cidade empreendedora em 2021 e de início já houve mudanças significativas para a economia.
“A sala do Empreendedor é um dos destaques dessa parceria com o Sebrae. Com ela foi possível capacitar os nossos pequenos empreendedores levando a eles gestão financeira. Nas escolas nós realizamos projetos de empreendedorismo e educação ambiental. O Sebrae ajudou nosso município a crescer financeiramente,” ressaltou Garcia.
A primeira-dama de Santa Rita do Trivelato, Dirce Guerreiro Hoepers, descreveu o evento de Gestores como excepcional e motivador para seguir com novos projetos que incentivam principalmente o pequeno empreendedor a sair da informalidade.
“Cada encontro como esse de gestores nós voltamos para casa com uma bagagem cheia de conhecimento, Network e muitas ideias para implantar em benefício aos munícipes. O Sebrae está de parabéns e eu tenho orgulho da minha cidade fazer parte desse belo e importante projeto”, contou Hoepers.
O programa Cidade Empreendedora e sustentável foi criado em 2001 e é voltado às prefeituras que desejam melhorar a sua gestão pública, disponibilizando soluções, fomento ao empreendedorismo e ambiente de negócios. O gerente de conexões institucionais do Sebrae/MT, Sandro Rossi, explica que o programa trabalha a desburocratização em especial de compras públicas, educação empreendedora, pesquisa e planejamento estratégico da gestão, entre outros trabalhos que levam sustentabilidade e plano de desenvolvimento econômico.
“O Sebrae Mato Grosso é uma instituição que trabalha para promover o empreendedorismo e a competitividade dos pequenos negócios. O programa cidade empreendedora e sustentável vem para propor soluções e oportunidades aos pequenos negócios do nosso estado,” explicou Rossi.
-