ASN MT
Compartilhe

Projeto “Cidade Floresta” planta 250 mudas de árvores nativas do Pantanal em Cáceres

A iniciativa foi selecionada no edital Inova Pantanal/2024, do Sebrae-MT, para fomentar negócios sustentáveis e inovadores na bioeconomia do Pantanal
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
Compartilhe

Para reduzir o aumento da temperatura nas áreas urbanas do Pantanal, causado pela falta de arborização, além dos problemas de queimadas e desmatamento que afetam a região, o projeto “Cidade Floresta” plantou, nesta quarta-feira (18), 250 mudas de ipês branco, amarelo e roxo na principal avenida do centro de Cáceres.

Foram plantadas 250 mudas de ipês branco, amarelo e roxo na principal avenida de Cáceres

O projeto, desenvolvido em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), foi uma das 30 ideias selecionadas pelo programa Inova Pantanal 2024, que tem o propósito de promover a geração de negócios inovadores e sustentáveis, além de fortalecer o ecossistema empresarial do Pantanal.

O analista de Negócios do Sebrae/MT, Fabrício Castrillon, destacou que o edital do Inova Pantanal 2024 trouxe iniciativas que têm fortalecido o ecossistema e promovido um impacto transformador para os municípios que compõem o bioma.

“A partir do Inova Pantanal, surgiram diversas soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pelos biomas Pantanal e Cerrado de Cáceres. O mais interessante é que este projeto de arborização é apenas um dos 25 aprovados para o município, entre os 30 projetos aprovados em todo o estado”, afirmou.

O engenheiro agrônomo Willian Marques Duarte comenta que Cáceres sofreu com muitas queimadas e desmatamentos nos últimos anos e que essas intervenções têm provocado o aumento da temperatura na região urbana da cidade. Mudanças que, segundo ele, já são comprovadas por pesquisas realizadas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

“Este fenômeno ocorre devido ao acúmulo de energia solar sobre superfícies impermeáveis como concreto e asfalto, causando desconforto térmico para toda a população. Pensando nisso, o projeto ‘Cidade Floresta’ surge como uma solução inovadora para transformar as cidades em espaços mais sustentáveis e agradáveis para viver”, relata o idealizador do projeto.

Duarte relatou que chegou a procurar a prefeitura para discutir soluções para os impactos causados pela falta de arborização; contudo, foi informado de que a prefeitura não tinha condições de oferecer essa arborização.

“Por isso, vemos a necessidade de o Sebrae continuar apoiando essas iniciativas. Realizamos o plantio em uma das principais avenidas da cidade, mas as próximas ações ocorrerão nos bairros. A pessoa receberá a muda de espécies nativas do Pantanale, por meio do empreendedorismo social e da metodologia participativa, vamos criar uma governança para a arborização sustentável no município de Cáceres”, descreve Willian Duarte.

A ação contou com a participação de mais de 30 voluntários de diversos setores, incluindo público, privado e instituições de Cáceres. Entre os participantes, estavam representantes do Sebrae/MT, da Prefeitura de Cáceres, das secretarias de Infraestrutura e Logística e de Meio Ambiente, do Instituto Federal de Cáceres, da Unemat, da empresa 5five Adventure e do Projeto Lobo Guará.

Projeto Cidade Floresta

O projeto ‘Cidade Floresta – um futuro mais verde para nossas cidades’ promove a arborização urbana por meio de um paisagismo consciente e sustentável, aliado ao empreendedorismo social e à metodologia participativa. Seu objetivo principal é preservar as espécies nativas do Pantanal, criando corredores verdes que melhoram o bem-estar da população, reduzem a temperatura e contribuem para a biodiversidade local.

Um exemplo inspirador é a cidade de Medellín, na Colômbia, que conseguiu reduzir suas temperaturas em até 2°C com a implementação de corredores verdes. Além da diminuição do calor, esses espaços também proporcionaram melhorias na qualidade do ar, redução de ruídos urbanos e a criação de áreas de lazer para os moradores.