Com o objetivo de aumentar a maturidade digital e a competitividade dos empreendedores mato-grossenses, o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), promove a primeira missão técnica ao RD Summit – maior feira de marketing, vendas, inovação e e-commerce da América Latina – para 45 empresários de todas as regiões do Estado. O evento, que acontece de 6 a 8 de novembro em São Paulo, oferece uma programação ampla com palestras, feira de negócios, além de visitas técnicas a empresas de destaque nos setores de marketing e tecnologia.
Marielly Fonseca, gestora de Mercados Digitais do Sebrae/MT e responsável pela missão, destaca que a ação visa proporcionar aos participantes a oportunidade de imersão em um ambiente de inovação.
“A missão tem como objetivo principal aumentar a competitividade digital dos pequenos negócios com a oportunidade de benchmarking ao conhecerem empresas de sucesso, além de networking, por meio de uma rede de contatos e conexões. Queremos oportunizar que nossos empreendedores conheçam as tendências e inovações que estarão presentes no marketing, vendas e e-commerce em 2025. Os insights gerados aqui ajudarão a aplicar as tendências nos seus negócios, além de ampliar as oportunidades”, afirma.
Vinícius Palermo, empresário e proprietário de uma produtora audiovisual de Cuiabá, participa pela primeira vez do RD Summit e compartilha suas impressões sobre o evento e a missão técnica organizada pelo Sebrae/MT. Ele destaca a importância da oportunidade de fazer networking e acessar as inovações no universo digital.
“Essa ação do Sebrae/MT é incrível, com muitas conexões com pessoas de diferentes partes do mundo e participando de discussões sobre as últimas inovações no marketing e no digital, é sensacional. É um leque de oportunidades, e, são portas que se abrem, novos negócios, parcerias, tudo isso acontecendo de forma muito intensa”, afirma Vinícius.
Além do aprendizado, o empresário destaca as oportunidades para o crescimento de seu negócio. “Já fechamos novos negócios aqui e, com certeza, vamos levar essas inovações e conhecimentos para nossa equipe. Acredito que todos os participantes poderão aplicar os aprendizados em seus negócios ampliando as oportunidades”.
Consultora de marketing e proprietária de uma empresa especializada em comunicação e estratégia de marketing, Anarelli Saldanha destaca a relevância da missão para os empresários de Mato Grosso.
“Eu vejo a importância de ações como essa para qualificar todo o mercado no estado. Quando o Sebrae/MT qualifica os meus clientes, isso facilita o meu trabalho, pois recebo pessoas que já compreendem a importância do marketing digital e do planejamento estratégico. Isso faz toda a diferença no meu trabalho, pois, muitas vezes, o empresário quer crescer, mas falta um direcionamento, e é isso que o Sebrae proporciona”, afirma.
Visitas técnicas
A missão técnica do Sebrae/MT começou no dia 5 de novembro com visitas a empresas de referência, como a Hotmart e a Agência Acelerai, e a programação segue até sexta-feira (08), com intensa programação durante os três dias de RD Summit. O retorno à Mato Grosso será no sábado (9).
Durante a missão, o grupo foi recebido por importantes nomes do setor, como o Rodrigo Aguera, gerente sênior de Operações e Estratégia da Hotmart, conduziu os empreendedores em uma visita à empresa, enquanto Alan Barros, da Acelerai, a maior empresa de gestão de marketing e publicidade do Brasil, também recebeu os participantes, compartilhando insights sobre o mercado digital e as tendências emergentes.
Fernanda de Almeida Silva, coordenadora de marketing e proprietária de uma empresa de eventos e marketing em Rondonópolis e Sorriso, destaca a oportunidade de conexões com grandes benefícios tanto para o seu negócio quanto para o desenvolvimento profissional.
“Esta missão é uma verdadeira injeção de insights e networking. Aqui saímos da zona de conforto, com novidades, tendências e novas ferramentas. Além disso, a troca de experiências com outras empresas e profissionais do ramo é extremamente enriquecedora [benchmarking]. Uma oportunidade de trocar figurinhas, aprender com os outros que já deram certo e tudo isso só agrega valor ao meu trabalho e à minha empresa”, afirma.