ASN MT
Compartilhe

MT é o primeiro estado a constituir um pacto de governança pela inovação para fortalecer 13 ecossistemas

O pacto foi assinado pelo Sebrae/MT e o Governo do Estado durante o evento Sebrae Hacking, e visa impulsionar iniciativas criativas e inovadoras no Estado
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
Compartilhe

Pela primeira vez um estado brasileiro constitui uma governança para promover processos inovadores, instituído por meio do ‘Pacto Estadual de Inovação’, assinado nesta quinta-feira (31.10), durante a 2ª edição do Sebrae Hacking, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O acordo inovador foi assinado pelo diretor Técnico do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), André Schelini, e pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec.

Atores envolvidos na assinatura do “Pacto pela de Governança e Inovação”

O acordo conta com a participação dos principais atores envolvidos no ‘Pacto Estadual de Inovação’, composta por quatro hélices, com um representante da academia, do setor público, sociedade civil e empresas, para promover o desenvolvimento sustentável de 13 ecossistemas de inovação em Mato Grosso.

Com a adesão de 54 integrantes, o pacto representa uma estratégia colaborativa que, por meio de uma governança formalizada em portaria estadual, visa impulsionar iniciativas de inovação no estado, atendendo a demandas locais e fortalecendo a integração entre os setores.

O diretor Técnico do Sebrae/MT destacou que, ao longo de três anos, o Sebrae/MT tem apoiado esses ecossistemas de inovação, alcançando um novo nível de maturidade nas quatro hélices de desenvolvimento.

“Podemos ir muito mais longe quando estivermos todos conectados, integrados e atuando em rede para o benefício de todos os mato-grossenses. O setor financeiro é parte fundamental dessa estrutura, assim como a iniciativa privada, representada por empresas e empreendedores, e as gestões municipais e estaduais que representam o poder público”, disse.

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, esteve presente na cerimônia de assinatura

Para o secretário da Seciteci, Allan Kardec, as quatro hélices integrantes do Pacto pela Inovação estão prontas para o desafio. “Temos uma academia madura, um governo atuante, uma economia crescente e empresas empenhadas em promover o desenvolvimento. Além disso, existem recursos que podem ser acessados, portanto os agentes de inovação são importantes para facilitar o acesso das empresas a esses recursos”, pontuou.

“Veja que esses treze ecossistemas mapeados no estado estão prontos para receber novos integrantes e, juntos, potencializarmos as vocações de cada território. Mato Grosso pode ser o centro do mundo, não apenas pela sua grande produção de alimentos e biodiversidade com três biomas, mas pelo espírito empreendedor de quem faz acontecer”, ressaltou Schelini.

“O pacto nos permite enxergar o potencial de inovação e crescimento de Mato Grosso, expandindo nosso papel para além das commodities”, concluiu o secretário Allan, parabenizando o Sebrae/MT e os gestores envolvidos na iniciativa.