A partir desta segunda-feira (07), a população de Confresa tem um local adequado para o descarte de resíduos eletrônicos no município. Até o dia 23 de outubro, a agência do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) está recebendo resíduos eletrônicos como: celulares e tablets; computadores e notebooks; monitores, teclados e mouses; televisores; impressoras e scanners; carregadores e cabos; rádios e aparelhos de som; aparelhos de DVD e Blu-ray; eletrodomésticos; baterias e pilhas; câmeras fotográficas; videogames e controles; relógios eletrônicos; cartuchos de tinta e toners e aparelhos de fax e telefones fixos.
O objetivo principal da campanha é promover a conscientização sobre o impacto ambiental dos resíduos eletrônicos, além de oferecer uma solução para o descarte adequado desses produtos. A ação visa também incentivar a população a adotar práticas mais sustentáveis e a contribuir para a economia circular, onde os materiais eletrônicos descartados possam ser reciclados ou reutilizados.
A analista de Negócios do Sebrae/MT, Bryzza Cavalcante, explica que a campanha de coleta de resíduos eletrônicos está disponível durante todo o horário de funcionamento da agência, que é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
“Colocamos um ponto de coleta adequado na sala de atendimento para que as pessoas possam descartar seus equipamentos eletrônicos de forma segura e responsável. Os resíduos eletrônicos coletados serão encaminhados para empresas especializadas em reciclagem de eletrônicos. Essas empresas irão desmanchar, separar e reaproveitar os materiais que podem ser reciclados, como metais, plásticos e componentes eletrônicos. O que não puder ser reaproveitado será tratado de acordo com as normas ambientais, evitando a contaminação e descarte inadequado”, ressalta.
Os resíduos eletrônicos, como celulares, computadores e eletrodomésticos, podem causar danos ao meio ambiente se descartados de maneira incorreta. Por meio da ação, o Sebrae/MT busca contribuir com a sustentabilidade e reduzir o impacto ambiental no município de Confresa.
“O descarte inadequado de resíduos eletrônicos pode liberar substâncias tóxicas, como metais pesados, que contaminam o solo e os recursos hídricos, e geram sérios impactos ambientais e à saúde pública. Conscientizar a população sobre o descarte correto é essencial para prevenir esses danos e também para possibilitar o reaproveitamento de materiais valiosos”, afirma a analista.
A agência do Sebrae em Confresa fica localizada na avenida Centro Oeste, 727, Vila Nova. O telefone (66) 3199-0848 está disponível para mais informações sobre a campanha de descarte de lixos eletrônicos.