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Levantamento do Sebrae/MT aponta que Micro e Pequenas Empresas representam 87% do universo empresarial de Mato Grosso

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE) é comemorado neste sábado (05.10) e Campanha ‘Compre do Pequeno’ destaca que os pequenos negócios formam a base da economia
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
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“O Sebrae/MT me ajudou como fonte de pesquisa, conhecimento, atualização de mercado e ferramentas disponíveis para facilitar o desenvolvimento da minha empresa”, disse o empreendedor Marcus Cizaurre, ao celebrar seu novo negócio no ‘Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE)’, comemorado neste sábado (05.10). Assim como Marcus, outros milhares de empreendedores contaram com o incentivo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) para se desenvolver e tornar o negócio competitivo. Neste ano, mais de 93 mil pequenos negócios já foram atendidos pela instituição nos pontos de atendimento instalados em 131 municípios.

A diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, destaca que a atuação da instituição compreende uma cobertura de 92% do Estado, o que auxilia no desenvolvimento do empreendedorismo em todas as regiões, visto que os pequenos negócios formam a base do desenvolvimento econômico e social. Para se ter ideia, segundo dados da Receita Federal, as Micro e Pequenas Empresas representam 87% do universo empresarial de Mato Grosso, com mais de 419 mil empresas ativas.

“Os pequenos negócios são a razão da existência do Sebrae Mato Grosso, por isso nosso foco é incentivar e valorizar o empreendedorismo no estado. Nosso maior objetivo é contribuir diretamente para o encorajamento, o fortalecimento e a criação de novos empreendedores. Acreditamos no empreendedorismo como instrumento de transformação na geração de empregos, renda, além do desenvolvimento ambiental e social. Quando fortalecemos essas empresas, contribuímos com a aquisição de produtos do pequeno empreendedor e desenvolvemos não apenas o negócio dele, mas também toda a sociedade que está em torno e toda a economia local”, afirma a diretora.

Em Mato Grosso, 220.097 empresas estão enquadradas como Microempreendedor Individual (MEI), 156.948 são Microempresa (ME) e 42.075 são Empresa de Pequeno Porte (EPP). Segundo dados mais recentes do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os pequenos negócios são os maiores geradores de emprego no estado, com o saldo de 32.053 vagas formais geradas entre os meses de janeiro e julho de 2024.

O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, ressalta que a instituição atua para desenvolver cada vez mais as micro e pequenas empresas de todo o estado de forma sustentável e produtiva devido o papel relevante desses empreendimentos nos locais em que estão inseridos.

“Os pequenos negócios são a verdadeira força motriz da economia local, responsáveis por gerar mais da metade dos empregos formais no Brasil. Em muitos municípios, esse percentual é ainda maior, garantindo o vigor econômico e sustentando a dinâmica de diversas regiões. Mais do que atender às demandas de uma comunidade específica, os pequenos negócios refletem a riqueza e a diversidade das atividades empresariais, bem como a variedade de produtos e serviços que dão vida a cada localidade. Uma cidade pode até prosperar sem uma grande empresa, mas dificilmente sobreviveria sem o apoio e a resiliência dos pequenos negócios, que são o alicerce do desenvolvimento e da inclusão econômica”, reforça.

Apoio a jornada empreendedora

Além de atendimentos, o Sebrae/MT oferece consultorias, workshops, cursos, oficinas, palestras, missões técnicas nacionais e internacionais e outras soluções para contribuir com o desenvolvimento dos pequenos negócios em todo o estado.

Marcus Aurélio Cizaurre contou com o apoio do Sebrae para empreender – Foto: Arquivo Pessoal

Marcus Aurélio Cizaurre, de 37 anos, inovou no segmento automotivo em Cuiabá, com uma microempresa de estética automotiva e, para isso, ele comenta que o apoio do Sebrae/MT foi fundamental para impulsionar o seu negócio. “Não existe fórmula mágica para vender e sim atitude de vender. Depois de quase 20 anos me dedicando a empreender para alguém, resolvi investir meu conhecimento para minha empresa e a menos de seis meses abri meu negócio, e, nesse processo, o Sebrae/MT me ajudou como fonte de pesquisa, conhecimento, atualização de mercado e ferramentas disponíveis para facilitar o desenvolvimento da minha empresa”.

Ele reforça que os pequenos negócios representam um importante papel no desenvolvimento da economia e na transformação da realidade local, portanto ações de valorização são importantes para impulsionar esses negócios.

Acredito que o fator mais importante na valorização do pequeno negócio é entender que o dinheiro está girando na classe mais importante do mundo, que é a classe trabalhadora. São pessoas que sustentam qualquer sistema e são pessoas que ajudam e precisam de ajuda, não só financeira, mas também precisam de conhecimento, apoio emocional, segurança e confiança”, diz o proprietário da ‘Ciza Estética Automotiva’.

Em Rondonópolis, o empresário Anderson Rosa contou com o apoio do Sebrae/MT desde a criação da microempresa ‘Sorvetes Rosa Sabor’, que é uma sorveteria inovadora, que utiliza produtos naturais. Para ele, o atendimento tem sido importante no desenvolvimento e consolidação da empresa familiar.

Anderson Rosa criou a empresa ‘Sorvetes Rosa Sabor – Foto: Arquivo Pessoal

“Desde o nascimento da empresa, o Sebrae tem sido um parceiro e tem tido um papel de suma importância no desenvolvimento profissional e no crescimento da visão da empresa. Procuramos o Sebrae para nos qualificar com cursos de gestão, de finanças, de marketing e de desenvolvimento de marca. Realizamos consultorias como a de rebranding, que fizemos da marca, consultoria financeira e de tabelas nutricionais para os nossos produtos. Além disso, este ano participei de uma missão técnica com o Sebrae/MT, que foi uma experiência muito rica e importante para minha jornada”, disse.