Durante o mês de setembro, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promoveu o circuito ‘Empreendedores da Cidade’ na região Nordeste do estado por meio da Agência de Confresa. Os empreendedores de Bom Jesus do Araguaia, Alto Boa Vista, Novo Santo Antônio, Luciara, Serra Nova Dourada e São Félix do Araguaia participaram da oficina ‘Faça Seus Indicadores Financeiros’. Já os empreendedores de Canabrava do Norte, Santa Terezinha e Vila Rica realizaram o curso ‘Como Atender Melhor Seu Cliente’. A ação impactou mais de 150 pessoas nos oito municípios.
O analista de Negócios do Sebrae/MT, Jeferson Artemis, explica que a iniciativa busca promover a capacitação dos empreendedores de todas as regiões de Mato Grosso para fortalecer a economia local.
“Essas ações têm um impacto significativo na vida dos empreendedores dessas cidades. Quando falamos sobre a gestão eficiente de um negócio, a aplicação de boas práticas financeiras e a excelência no atendimento são fundamentais para a sustentabilidade e o crescimento das empresas. Muitos dos empresários que participaram das oficinas e cursos do Sebrae relatam que, após adquirirem conhecimento e técnicas aprimoradas, conseguiram aumentar suas vendas, fidelizar mais clientes e melhorar a organização financeira de suas empresas”, afirma.
De acordo com o analista, o objetivo da instituição é ampliar as ações em todos os municípios para contribuir cada vez mais com o desenvolvimento territorial.
“A presença do Sebrae/MT nesses municípios não apenas aproxima o conhecimento técnico dos empresários locais, mas também fortalece o ecossistema empreendedor da região. É fundamental que ações como essa continuem sendo realizadas, pois têm o poder de transformar o cenário econômico, promovendo o desenvolvimento sustentável e gerando novas oportunidades de negócio”, ressalta o analista.
A ação é realizada em todo o estado com o apoio das prefeituras municipais, associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas dos municípios. O gerente da CDL Vila Rica, Geraldo de Lima, disse que por ser gestor de uma entidade importante para o comércio local, é sempre essencial buscar conhecimento e qualificação em atendimento. Ele participou do curso ‘Como Atender Melhor Seu Cliente’ e ressaltou os resultados positivos.
“Foi uma oportunidade e um momento ímpar onde pude adquirir muito conhecimento durante os quatro dias de curso ministrado por um consultor com vasto conteúdo. Todas as orientações foram repassadas à turma de maneira clara e objetiva e todos os envolvidos estão de parabéns pela dedicação e empenho em absorver com vontade de aprender técnicas e dicas que são importantes aos vários segmentos empresariais representados pelos alunos presentes. Tivemos uma participação ativa, coesa e frequente, ficando evidente o desejo de levar consigo uma bagagem de novidades aos locais de trabalho de cada um”, disse o gerente da CDL Vila Rica.
A empreendedora Josy realizou o curso com o objetivo de oferecer um melhor atendimento ao público. Ela cita que os ensinamentos compartilhados durante as aulas representam um divisor de águas na sua carreira.
“Esse curso foi excelente e nos traz conhecimento e segurança. Para mim, foi um divisor de águas e me fez ver o meu potencial. Eu sei que posso alcançar meus objetivos como vendedora e empreendedora, sem medo e com segurança e sei que posso sempre buscar o conhecimento e a satisfação, não só dos meus clientes, mas também a minha, para atender o público da melhor forma. Sou grata pela oportunidade e espero que venham mais cursos e conhecimento para nosso município”, disse.
Em Santa Terezinha, os empreendedores também participaram do curso durante quatro dias. Para a atendente do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) do município, Jusamy Pereira Silva, a ação foi fundamental para incentivar e capacitar os empreendedores para que os estabelecimentos ofereçam bom atendimento e consigam fidelizar os clientes.
“É muito importante preparar todos para atender melhor seus clientes e saber lidar com o público de maneira atenciosa, assertiva, efetiva e com empatia. Tudo isso é fundamental para contribuir com o crescimento das empresas e fomentar cada vez mais nosso comércio. Os empreendedores da cidade precisam de mais ações como essa para se desenvolverem e impulsionarem seus negócios”, afirmou a atendente.
Domingas Vieira dos Santos é empreendedora e relatou que o curso proporcionou dicas valiosas para o desenvolvimento da sua empresa.
“Gostei muito do curso na prática porque foram apresentadas explicações e dicas valiosas sobre situações muito reais que a gente vive na rotina do empreendedorismo. O professor foi muito criativo, contagiante e dinâmico. Foi um curso com temas importantes e foram dias de bastante aprendizado. Sou muito grata pela oportunidade”, afirmou a empreendedora.