ASN MT Atualização
Compartilhe

Apresentações culturais marcam o segundo dia de atrações do Festival Biomas e Sabores

O evento reúne artistas locais que promovem a identidade cultural mato-grossense, além da exposição e comercialização de comidas típicas
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

O Festival Biomas e Sabores, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) em parceria com o Governo do Estado, promove apresentações culturais e ressalta a importância do turismo gastronômico com a culinária mato-grossense, unindo os sabores dos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. A sexta-feira (27) foi marcada pelo segundo dia de programação, que se encerra neste sábado (28), ocorre no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

A organização aposta em atrações culturais para proporcionar um maior engajamento e interação entre o público. Além da exposição e comercialização de comidas típicas, o espaço também conta com uma área de lazer para as crianças e apresentações musicais regionais.

Maria Soares e família prestigiando o segundo dia do Festival Biomas e Sabores

A técnica em enfermagem, Maria Soares, prestigiou o festival com a família. Residente em Várzea Grande, na região metropolitana da capital mato-grossense, ela conta que o principal motivo que a fez participar do evento foram as atrações e os produtos que estão sendo ofertados. “Viemos aqui pela primeira vez, e estamos em busca dos melhores queijos. Meu filho gosta muito. É muito importante que a gente valorize o produtor local que está aqui. O evento tem uma ótima estrutura, desde o estacionamento até aqui no espaço. Vamos andar por tudo”, conta a visitante.

“O espaço foi todo pensado para que as famílias possam prestigiar o festival. Aqui, os visitantes vão encontrar produtos da melhor qualidade para levar para a casa, aprender sobre carnes, vinhos, queijos e temperos com a nossa ‘Cozinha Show’, e, também, desfrutarem de uma boa música e apresentações artísticas na nossa praça de alimentação, que tem uma variedade de comidas e bebidas”, destaca a gerente de Competitividade do Sebrae/MT, Denise Pimpim.

Apresentações musicais

O músico Billy Espíndola se apresenta com a música rock tocada por instrumentos regionais

O Sebrae/MT, ao apoiar a cultura mato-grossense, abre o espaço para as apresentações artísticas que promovem as tradições locais. Nesta sexta-feira, foi a vez do artista cuiabano Billy Espíndola, que traz a música do estilo rock utilizando instrumentos regionais. “É um projeto inovador. Utilizamos a guitarra de cocho, que é um instrumento desenvolvido por nós, a partir da viola de cocho. É a nossa forma de expressar o nosso amor pela cultura local”, pontua o músico.

A noite também conta com as apresentações dos grupos Flor Serrana, Siriri Elétrico, Guapo Pinho e Espaço Roda, no Pavilhão das Nações.

O gestor estadual de Economia Criativa do Sebrae/MT, Felipo Abreu, é o responsável pela organização artística do evento. Ele detalha o processo de seleção das apresentações para o festival. “Pensar em arte é pensar em biomas, e não tem como dissociar as duas coisas. É uma forma do público experimentar novas sonoridades e novas possibilidades de sonoridades e outras linguagens para além da música. O festival tem essa pegada mais diversa e eclética para se apreciar”, detalha o gestor.

O Festival Biomas e Sabores se encerra neste sábado (28). A abertura dos portões será às 14h, com encerramento às 22h. Para o último dia de programação, estão agendadas as apresentações dos grupos Espaço Roda e Orquestra Ciranda, além da premiação do 1º Concurso do Queijo.

A programação completa você pode conferir aqui.

Parceiros

O evento correalizado entre o Sebrae/MT e o Governo de Mato Grosso, conta com o patrocínio do Empreenda Mais Ind, Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT). O festival conta com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT), Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Mato Grosso (Sindilat), Visa Cuiabá e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).