Mato Grosso bateu recorde de inscrições na edição deste ano do ‘Prêmio Sebrae Mulher de Negócios’ (PSMN). Foram 180 mulheres inscritas na edição estadual, ou seja, três vezes maior do que na edição de 2023, e se consagrou como um dos estados com o maior número de inscritas do país. A premiação, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) no estado, busca valorizar e incentivar o empreendedorismo feminino ao reconhecer o trabalho e a dedicação de mulheres empreendedoras que contribuem para o desenvolvimento econômico.
Neste ano, o prêmio foi dividido em cinco categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia (proprietárias de empresas de base tecnológica) e Negócios Internacionais. Em Mato Grosso, foram 65 inscritas de Cuiabá, 29 em Tangará da Serra, 21 em Rondonópolis, 19 em Sinop, 11 em Barra do Garças, 10 em Cáceres, Lucas do Rio Verde e Juína, 4 em Alta Floresta e 1 em Confresa.
Para a diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, o aumento de inscritas representa o crescimento do protagonismo feminino no estado e também o aumento da atuação da instituição em todas as regiões de Mato Grosso.
“O empreendedorismo é instrumento de independência, liberdade, autonomia e encorajamento de diversas mulheres em todo o mundo e o Sebrae/MT trabalha diariamente para apoiar e desenvolver as mulheres empreendedoras do nosso estado. O prêmio é apenas uma das ações desenvolvidas e busca reconhecer o trabalho das mulheres mato-grossenses que batalham e empreendem. São histórias de superação e sucesso, no qual serão reconhecidas em uma cerimônia muito especial e pensada com muito carinho”, diz a diretora.
A cerimônia de premiação do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) será realizada no dia 16 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O PSMN é composto por três etapas: estadual, regional e nacional. Serão escolhidas até cinco candidatas, sendo uma de cada categoria, para representar o estado na etapa regional.
As mais bem avaliadas em cada categoria serão escolhidas por região e cada região terá apenas uma candidatura por categoria indicada para disputar a fase nacional, totalizando até 25 candidatas para a grande final, marcada para acontecer em evento especial em Brasília.
A analista Técnica do Sebrae/MT e gestora do PSMN em Mato Grosso, Danielle de Jesus, explica que o reconhecimento proporcionado pela instituição é de extrema importância para as empreendedoras mato-grossenses.
“Não existe nenhuma empresa ou instituição do estado e do Brasil que tenha esse projeto e esse trabalho de reconhecimento de mulheres empreendedoras. As primeiras colocadas de cada categoria concorrem à etapa nacional com as primeiras colocadas dos outros estados. Então isso é extraordinário para o negócio delas, para o território onde elas atuam, para a família e para ela mesmo como mulher”, afirma.
Segundo a gestora, 90% das mulheres inscritas neste ano começaram a empreender e abriram um negócio a partir de uma necessidade. “Essas mulheres transformaram a vida dela por meio do empreendedorismo e se sustentam por meio das atividades que desenvolvem. Então, de fato, elas viram uma oportunidade em empreender para mudar e transformar as suas vidas e também as vidas dos filhos, maridos, pais e família como um todo. Essas mulheres também transformam a localidade onde atuam e desenvolvem a economia e geram riquezas para todo o território”, diz Danielle de Jesus.
Processo de avaliação
Na última semana, empresárias de sucesso estiveram reunidas para a avaliação das inscritas na etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN). Melissa Freitas, da Agroligadas, participou da banca julgadora do prêmio e disse que a experiência foi enriquecedora.
“Eu pude ouvir a história de mulheres com ideias inovadoras, com negócios que inclusive já fui até seguir no Instagram de tão diferentes que são. São mulheres criativas que trazem inovação e eu também aprendo por meio da experiência delas para o meio negócio e para me enriquecer enquanto produtora rural e empreendedora”, disse.
Além do movimento Agroligadas, participaram da banca julgadora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios as seguintes instituições: ACRIMAT, AMM, BPW, CRA-MT, CRC-MT, FIEMT, OAB, SENAC-MT, JUCEMAT e grupos de mulheres.