ASN MT Atualização
Compartilhe

‘Encontro Entre Elas’: evento inspira centenas de mulheres empreendedoras em Cuiabá com o legado de Cora Coralina

Palestra de Rubio Tahan destaca o impacto poético da escritora no empoderamento e no empreendedorismo feminino
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

“Nas palmas das minhas mãos leio as linhas da minha vida (…)” foi com esse verso que centenas de mulheres cuiabanas se reuniram na noite desta quinta-feira (29), em Cuiabá, para o segundo “Encontro Entre Elas”, promovido pelo Sebrae/MT. Com o tema “Nas Palmas de Tuas Mãos, Leio as Linhas da Minha Vida: Aprendizados Poéticos de Cora Coralina”, o evento contou com uma palestra de Rubio Tahan, neto da renomada escritora goiana, e teve como objetivo fomentar o desenvolvimento de mulheres empreendedoras e fortalecer o ecossistema do empreendedorismo feminino em todo o estado.

Reconhecida por poetas e escritores como Drummond, Coralina era não apenas uma talentosa doceira, mas também uma notável poetiza. Leitora assídua dos jornais de sua época, ela transformava notícias em crônicas memoráveis.

Durante a palestra, Rubio Tahan compartilhou a trajetória de vida e o legado de sua avó, destacando como sua influência deu origem a poemas e livros marcantes. Ele também explorou a conexão entre o trabalho de Cora e temas como empreendedorismo e empoderamento feminino.

“Cora abriu muitos caminhos para mim e para tantas outras pessoas. Ela foi uma mulher empreendedora que deixou sua marca em todas as cidades por onde passou ao longo da vida. Isso me ajuda a entender situações femininas que, muitas vezes, os homens não percebem, como a força das mulheres”, disse o palestrante.

Ele ainda comentou que vê na vida da escritora uma característica muito marcante: a coragem. Ela nunca desistiu, sempre lutou pelo que queria e alcançou seus objetivos. “É uma marca que Cora deixou para as mulheres de hoje. Ao ouvirem o que será dito agora, elas vão sentir o poder de conseguir o que desejam, assim como ela conseguiu em uma época em que o machismo era extremamente dominante”.

Tahan ainda contou que as mulheres podem levar essa coragem, que é o milagre de enfrentar todos os percalços da vida, incluindo os obstáculos colocados pelos homens. Onde entusiasmado, acrescentou que a autora foi uma mulher que, mesmo sendo muitas vezes deixada de lado, conseguiu se destacar.

A diretora superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, explicou que a inspiração para o evento surgiu de uma conversa sobre poesia e cultura, que culminou na participação de Rubio Tahan, neto da poetisa, em uma homenagem ao aniversário da escritora. O objetivo do encontro foi conectar a história de dela, que representa força e resiliência, com o empreendedorismo feminino, encorajando as participantes a enxergarem oportunidades em todos os espaços e a fortalecerem seu papel como empreendedoras.

“A história de Coralina nos toca profundamente, especialmente porque, em um tempo em que nem se falava de empreendedorismo, ela já praticava isso em suas ações cotidianas. Fazer essa conexão com as mulheres, encorajá-las e proporcionar uma abordagem reflexiva por meio da poesia, do encantamento e da constância de propósito é extremamente significativo”, descreveu animada.

Apesar de ter sido uma mulher religiosa e de ter valorizado tanto o catolicismo quanto o espiritismo, escritora abordava em seus textos a crença na ciência, o enfrentamento da vida e a experiência feminina como forma de resistência ao machismo.

Essas características inspiram muitas mulheres, como é o caso da professora Karla Freitas, que descobriu a poesia da poetiza dentro de um metrô em São Paulo. Esse encontro despertou seu interesse pela vida e obra da escritora.

“Desde que descobri as poesias de Cora, fiquei fascinada e, recentemente, tive a oportunidade de visitar a casa dela em Goiás Velho (GO). Quando vi o anúncio da palestra do neto de Cora para mulheres empreendedoras, senti que tudo se encaixou. Além de poetisa e doceira, mostrou, mesmo há décadas, que as mulheres podem ocupar espaços importantes. Este evento reforçou mais meu apreço pela história e exemplo de empreendedorismo”, falou Karla.

Sobre o “Encontro Entre Elas”
Sobre o “Encontro Entre Elas”, este foi o segundo realizado em 2024, em Cuiabá, visando impulsionar o desenvolvimento de mulheres empreendedoras e fortalecer o ecossistema do empreendedorismo feminino em Mato Grosso.

O evento percorreu várias cidades, reunindo milhares de mulheres. Em março deste ano, mais de 500 estiveram participando de uma palestra da jornalista e escritora Rafa Brites no Centro de Eventos do Pantanal.