O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), lançou um programa inédito no país, o ‘Acelera GOV.MT’, para promover a aceleração de Startups Públicas do Brasil. O objetivo desse projeto é fomentar a criação de soluções que trazem inovação e eficiência ao poder público por meio da capacitação dos servidores do estado.
A atividade promove o intraempreendedorismo no estado e devolve a população as boas práticas pensadas dentro do programa. A Superintendente do Sebrae/MT Lélia Brun reforça a importância de o Governo de Mato Grosso fortalecer ações empreendedoras dentro do poder público.
“O que o Governo busca estimular dentro da gestão é de suma importância, pois no nosso olhar é o empreendedorismo corporativo que possibilita a criação de projetos inovadores, e, o Sebrae/MT soma nesta ação inovadora e quem ganha com isso é a sociedade”, ressalta Lélia.
“Precisamos que os servidores consigam colocar em prática não só aquela atividade rotineira, sistemática, mas também ideias que levem a gestão pública a ser mais eficiente e apresentar um trabalho melhor para a sociedade”, disse Basílio Bezerra, secretário da Seplag.
O gestor estadual de Inovação do Sebrae/MT, Fernando Pscheidt comenta a importância dessa parceria para ativar iniciativas e soluções inovadoras “é a primeira vez que um governo de estado realiza uma ação como essa junto ao Sebrae. O Programa irá incentivar os servidores e gestores públicos a desenvolverem soluções mais eficientes e inovadoras, impactando não só a gestão estadual, mas certamente a própria sociedade”, afirma Fernando.
A trilha metodológica proporcionada no projeto foi criada pelo Sebrae/MT em parceria com o Sinova (Sistema Central de Inovação em Práticas públicas), e será composta por workshops, palestras e mentorias com pessoas de grande renome nacional.
“Os servidores que se inscreveram nesse primeiro ciclo, terão a oportunidade de aprimorar as soluções propostas e juntamente com a metodologia daremos mais qualidade a esses projetos, base teórica e, futuramente poderão usar esses conhecimentos para se inscrever no ‘Prêmio de Eficiência e Inovação’, do governo, onde poderão ganhar premiação em dinheiro e viagens”, falou.
Ao todo o projeto irá contar com 4 ciclos que serão ofertados até 2026. A estimativa é que sejam escolhidos cerca de 30 projetos inovadores por ciclo. “Foram mais de 80 inscritos e faremos uma curadoria para escolher os 30 que farão parte deste primeiro ciclo”, conclui Pscheidt.
Prêmio de Eficiência e Inovação
Criado em 2023 o ‘Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas’ é o maior evento de reconhecimento e valorização das boas práticas pensadas e desenvolvidas por servidores públicos do país. Na primeira edição, a premiação foi em dinheiro e passagens aéreas nacionais e internacionais com direito a acompanhante. A premiação em dinheiro foi de R$ 40 mil, para o 10º colocado, até R$ 200 mil, para o 1º lugar. Os vencedores também receberam o certificado “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas”. Além disso, as práticas vencedoras serão aceleradas pelo LabSin, o Laboratório Central de Inovações, para serem replicadas em outros órgãos.
Na 2º edição poderão se inscrever servidores públicos estaduais com iniciativas inovadoras e que tenham sido implementadas entre 1º de janeiro de 2023 a 30 de novembro de 2024, dentro de uma das quatro categorias: Transformação Digital; Redução de Custos ou Melhoria da Receita; Satisfação do Cidadão; e Melhoria na Gestão Pública. O período de inscrição vai de 3 de dezembro a 5 de janeiro de 2025.