O Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso), apresentará os roteiros turísticos, a gastronomia, arte, dança, artesanato e cultura mato-grossense durante o ‘8º Salão Nacional do Turismo’, realizado entre os dias 8 a 11 de agosto, no espaço Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento promovido pelo Ministério do Turismo reúne o setor turístico nacional, para apresentar ao público o que o Brasil tem de melhor para oferecer aos turistas de Norte a Sul, em todas as regiões do país.
Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec-MT), o Sebrae/MT deve participar de diversos espaços distribuídos pela feira, entre eles, o Espaço Experiência que trabalhará quatro ações principais, com o turismo de pesca esportiva, turismo de aventura, etnoturismo, turismo de negócios e eventos.
A gestora estadual de Turismo do Sebrae/MT ressalta a importância desta iniciativa para fortalecer o segmento turístico do estado. “Teremos também a oportunidade das rodadas de negócios onde acontecem o contato com operadoras de turismo mato-grossenses e as nacionais e, algumas que atendem até o mercado internacional. Então é mais uma ação que realizamos dentro do evento em parceria com o Governo do Estado, para apoiar os pequenos negócios a acessarem novos mercados contribuindo com melhoria de competitividade do turismo mato-grossense”, disse.
A recepção do estande ficou por conta da comadre Pitu, que contou as histórias de Mato Grosso para o público. Além disso, o mestre Alcides Ribeiro fez a sua performance de esculpir a viola de cocho ao vivo para o público presente, além de um pantaneiro apresentar o som do berrante ao vivo.
“O Sebrae foi fundamental para que tornasse a minha arte em um negócio rentável, valorizando meu trabalho, levando meus produtos para o mundo. O Sebrae me deu oportunidades únicas e me fez ser um verdadeiro empreendedor. Estar aqui apresentando meu trabalho ao mundo é enriquecedor”, disse o mestre Alcides, enquanto confeccionava uma viola de cocho ao vivo para os participantes.
Nos dias 8 e 9, o chef Marcelo Cotrim apresentará a culinária mato-grossense aos visitantes. Com apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Mato Grosso, o grupo Flor Ribeirinha se apresenta no palco principal, nos dias 9 e 10.
No Espaço Brasil em Festa, serão retratados os festejos de São Benedito, da Cavalhada, dos Mascarados e da Dança do Congo. E, na ala Povos Originários, indígenas da etnia Parecis representarão Mato Grosso, com apresentações de danças e pinturas corporais. No espaço para o Afroturismo terão apresentações dos membros do Quilombo Mata Cavalo, que farão rodas de conversas e oficinas de turbantes, danças e bijuterias afro. O espaço Cafés do Brasil contará com o café premiado Massepô, produzido na terra indígena Umutina.
Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, o Salão espera receber cerca de 100 mil participantes, que vão conhecer produtos e atrativos turísticos de todos os estados, além viver de uma série de experiências que compõe o turismo nacional.
“Serão cinco grandes espaços que se relacionam formando o mosaico de experiências das 27 unidades da federação, unidos por uma praça central. E Mato Grosso terá a cenografia do Pantanal para contar as ricas experiências do nosso turismo, desde negócios, pesca, etno, afro, aventura, entre outras oportunidades que os turistas poderão experienciar”, falou.