ASN MT Atualização
Compartilhe

Produtos turísticos apoiados pelo Sebrae/MT são atrativos para grupo de Belo Horizonte

Após conhecer os potenciais turísticos de MT durante a FIT Pantanal, operadora mineira trouxe um grupo de 22 pessoas para visitar os pequenos negócios apoiados pelo Sebrae/MT
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

“Eu me surpreendi com os pontos turísticos que Mato Grosso pode oferecer, principalmente por conta da diversidade de atrativos naturais e costumes regionais tão ricos”, disse o operador de turismo de Belo Horizonte (MG), Roger Pixixo, durante passeio pelos produtos turísticos mato-grossenses, criados com o apoio do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso). Ao lado de um grupo de 21 pessoas, ele visitou três regiões turísticas do Estado, Chapada dos Guimarães, Pantanal e Nobres.

A agência de turismo mineira que Roger trabalha, Ecopix Trekking & Hiking, foi uma das escolhidas pelo Sebrae/MT para participar do ‘Famtour’, realizado durante a FIT Pantanal – 2023. Durante a programação, agentes de diversas regiões do país conheceram os novos produtos turísticos criados pelo Sebrae Mato Grosso.

“As Famtours são viagens de familiarização para agentes de viagens convidados a conhecer os produtos e serviços turísticos de um destino. A ideia é oportunizar um melhor aprendizado, experiências e apresentar os locais com mais propriedade aos participantes”, explica Marisbeth Gonçalves, gestora estadual de Turismo do Sebrae/MT, ao ressaltar a importância de iniciativas como estas para promover o turismo no estado.

Foi por meio dessa ação que o agente de turismo Roger Pixixo, de 45 anos, se encantou com Mato Grosso. Ele conta que desde que participou da Famtour, operacionalizada pelo Sebrae/MT, durante a FIT no ano passado, que ele desejava trazer um grupo para conhecer o estado.

“Foi a primeira vez que estive em Mato Grosso, e na oportunidade visitamos alguns atrativos das experiências pantaneiras. Conversei com muito receptivos com os quais troquei contatos, e com essa troca eu tive um material muito bom para montar o meu roteiro. Agora eu trouxe um grupo com pessoas de Minas Gerais e Goiás, que assim como eu, estão encantadas com as belezas mato-grossenses”, disse.

O roteiro turístico construído pelo agente incluiu as cidades de Nobres, Chapada dos Guimarães e o Pantanal de Santo Antônio do Leverger. Ele se surpreendeu com a adesão dos turistas, pois conseguiu formar um grupo de 22 pessoas.

Marisbeth ressalta que “para o Sebrae, trabalhar com os pequenos negócios do turismo é de extrema importância considerando que 96% das empresas desse setor são de micro e pequeno porte. O trabalho que o Sebrae realiza por meio das parcerias é focado tanto no apoio da gestão, estruturação e formatação de novos roteiros turísticos quanto em ações de acessos a novos mercados. Para nós é gratificante ver essas ações dando resultado”.

Experiências únicas

Encantada com o Pantanal a turista mineira Vanda Galdino destaca as belezas naturais do local. “Estou muito encantada com a beleza do Pantanal, e saio com a certeza de que quero voltar. Foi uma experiência incrível”, diz.

Concordando com a experiência da colega de viagem, Franceny Almeida diz que “foi uma experiência e um passeio maravilhoso, com certeza se tiver outra oportunidade quero repetir”.

“Eu me surpreendi com os atrativos de Mato Grosso, as belezas inigualáveis, com uma riqueza cultural muito grande. Foi uma oportunidade conhecer as danças regionais e a oficina de viola de cocho. Já estou na expectativa de voltar com outro grupo”, diz Roger Pixixo, na expectativa de conhecer outros locais do estado.