O primeiro ‘Festival das Nações’, realizado pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) em parceria com o Pantanal Shopping e a Abrasel, teve como objetivo impulsionar os setores econômicos de Mato Grosso, estimular os negócios locais e valorizar as tradições e culturas de diversos países. A ação movimentou a economia cuiabana, ao gerar mais de R$150 mil em vendas aos estabelecimentos participantes.
O evento reuniu diferentes negócios da gastronomia e cultura, com possibilidades de negócios e network. A programação contou com 10 expositores que reproduziram pratos da gastronomia brasileira e de países como França, Estados Unidos, Argentina, México, Peru, Arábia, Itália, Espanha, Alemanha, Suíça e Portugal. A expectativa de público foi superada, com mais de 3 mil pessoas que passaram pelo evento durante os dias 07 e 08 de junho, no estacionamento do Pantanal Shopping.
A organização contou com o trabalho das gerências de Competitividade e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/MT, além da Agência Metropolitana.
“O Sebrae/MT trabalhou de forma setorial no Festival das Nações, envolvendo o setor de Alimentos e Bebidas, o setor da Economia Criativa, dentre outros, fazendo uma integração para que esse festival tivesse mais atratividade para o público. Para os pequenos negócios foi uma oportunidade de se promoverem, mostrarem mais o seu trabalho para a nossa população. E esse é o nosso papel, de desenvolver, promover e ajudá-los no processo de aumento do faturamento”, ressalta Denise Pimpim, gerente de Competitividade do Sebrae/MT.
Denise também acrescentou que “o Sebrae/MT busca se aproximar das câmeras, das comunidades, dos países que são parceiros para fortalecer os elos internacionais, visando oportunidades de inovação e benchmarking (ponto de referência)”.
Empresários participantes
Os empresários tiveram a oportunidade de participar de um evento integrador envolvendo diversos segmentos importantes para a economia de Mato Grosso, como a gastronomia e cultura. O valor total vendido nos dois dias de evento foi de R$ 152 mil dentre todos os expositores. Entre os participantes, estava o empreendimento Maria Cuiabana Bistrô, que representou a comida típica brasileira.
“O Festival das Nações foi um sucesso, nós estamos muito honrados em poder participar esse ano com o Sebrae/MT. A organização foi magnífica, o público foi maior que a gente imaginava, e nós só temos a agradecer a oportunidade por participar desse grande evento”, contou Priscila Abreu, nutricionista da Rede Maria Cuiabana Bistrô.
Leia também: Três merendeiras são premiadas com as melhores receitas de MT