ASN MT Atualização
Compartilhe

Sebrae/MT lança site com produtos turísticos e aponta que 47% dos turistas viajam sozinhos em MT

Novo site ‘Turistando em Mato Grosso’ deve impactar ao menos 66 negócios em 20 municípios do estado
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

Com mais de 80 produtos turísticos o site ‘Turistando em Mato Grosso’ foi lançado, nesta quarta-feira (29.05), para impulsionar e fortalecer o setor durante a ‘Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2024)’, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá. A plataforma desenvolvida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) oferta diversas atividades e bons negócios com uma rota, diversos roteiros, experiências e atrativos que devem impactar 66 pequenos negócios de 20 municípios. Para saber mais acesse turismo.mt.sebrae.com.br/.

Com o tema ‘Descubra Mato Grosso: Turismo, Eventos, Agro e Negócios’, a FIT Pantanal, realizada pelo Sistema Fecomércio-MT e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), é considerada uma das maiores ações de fortalecimento da cadeia produtiva do turismo em todo o estado. A FIT acontecerá de 30 de maio a 02 de junho. A programação se inicia às 14h e segue até às 17h, e a feira abre das 17h às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal. As informações e inscrições gratuitas podem ser acessadas AQUI.

A diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, explica que o novo site é uma vitrine de roteiros criado junto aos pequenos empresários para promover a sustentabilidade e a eficiência dos negócios. “É uma forma de estimular as pessoas a identificarem o que Mato Grosso possui de melhor”, afirma a diretora ao ressaltar o lançamento da ‘Pesquisa de Hábitos de Consumo do Turismo em Mato Grosso’ que aponta um número significativo de turistas que buscam lazer (69%) e visitar amigos e familiares (55%).

Detentor de três biomas – Amazônia, Cerrado e Pantanal – e da região do Araguaia, Mato Grosso possui um grande potencial turístico pelas suas belezas naturais e o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, destaca a capacidade empreendedora de desenvolver estratégias e estruturas turísticas em comunidades e territórios. “Nós do Sebrae estamos focados além da competitividade, mas principalmente no turismo mais sustentável, mais inteligente, responsivo e seguro para que o turista possa ter essa conformidade dos processos, das rotinas do atendimento, mas também possa desfrutar com muita segurança dos roteiros turísticos”, disse.

O Sebrae Mato Grosso atua fortemente no desenvolvimento dos pequenos negócios e no setor do turismo demonstra a cada ano a importância de fortalecer os micros e pequenos empresários. Apenas neste ano, 53 novos produtos foram lançados durante a ‘31ª FIT Pantanal’, enquanto no ano passado foram divulgados outros 33, totalizando 86 produtos expostos na plataforma com o apoio do Sebrae/MT.

47% dos turistas viajam sozinhos

A preferência de 47% dos turistas entrevistados disse que viajam sozinho, enquanto os que preferem passear com o parceiro representam 32% e com a família 30%, apenas 11% costumam viajar com os amigos. Entre as regiões mais visitadas estão: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres, Barra do Garças, Poconé, Cáceres, Tangará da Serra, Jaciara, Diamantino e Bom Jesus do Araguaia.

Na pesquisa, os dados apontaram que quem viaja para Mato Grosso em sua maioria (63%) fica entre cinco e sete dias no estado, para o gerente de Inteligência Estratégica do Sebrae/MT, Ricardo Willian Santiago, o estudo vai ao encontro as oportunidades que o pequeno negócio pode ofertar em seus produtos e serviços.

“Identificamos na pesquisa os perfis dos viajantes para que o empresário possa se preparar melhor para atender, para que o seu estabelecimento esteja apto para receber seja um grupo de negócios ou uma família, para que ele prepare atrativos que considerem as crianças, por exemplo. Trabalhar com essa inteligência de mercado ajuda o Sebrae a dar o melhor suporte e apoio para o empresário, mas vai além disso, também ajuda muito mais o empresário para que ele se prepare melhor e conheça melhor o seu cliente”, completa.