ASN MT Atualização
Compartilhe

Dia dos Namorados deve movimentar R$ 185 milhões nos pequenos negócios de Mato Grosso

Pesquisa realizada pelo Sebrae/MT aponta que a data deve ser celebrada com presentes por pelo menos 49% da população
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

Os pequenos negócios devem aproveitar o Dia dos Namorados no próximo dia 12 junho para aumentar as vendas. Segundo a pesquisa de intenção de consumo para a data, elaborada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), 49% da população ouvida deve presentear o companheiro ou a companheira. De acordo com a pesquisa, a comemoração neste ano irá movimentar no estado de Mato Grosso o montante de aproximadamente R$ 231 milhões, sendo R$ 185 milhões a estimativa de vendas nos pequenos negócios do estado.

Cerca de 87% dos ouvidos já escolheram o presente que vão comprar e 13% ainda não sabem como vão presentear. De acordo com o levantamento, os itens mais procurados serão perfumes e cosméticos (26%), roupas (15%), bolsas e sapatos (13%), flores (13%) e joias e acessórios (9%).

O estudo apontou que 52% dos mato-grossenses pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 300 nas compras dos presentes para o Dia dos Namorados. Gastar mais de R$ 500 está nos planos de 15% dos respondentes e 20% querem gastar até R$ 100. Em média serão gastos aproximadamente R$ 236 em compras no estado.

Em média serão comprados dois itens por pessoa. Cerca de 35% dos entrevistados responderam que irão comprar na semana da data do Dia dos Namorados, entre os dias 05/06 e 10/06 e 18% irão comprar na véspera. Cerca de 47% dos entrevistados irão realizar pesquisa de preço.

A pesquisa também aponta que 52% dos entrevistados pretendem fazer compras em lojas dos shoppings. 32% dos ouvidos devem comprar em lojas de pequeno porte, 27% pretendem comprar em lojas de rua e do centro. 22% devem comprar em grandes lojas de departamento ou perfumaria e 21% pretendem fazer compras pela internet.

Em relação ao ano passado, tanto a procura pelos pequenos comerciantes quanto pela internet aumentaram significamente, cerca de 66% a mais do que no ano anterior. A gerente regional do Sebrae/MT, Érika Santos, explica que a data representa uma oportunidade para que os comerciantes aumentem as vendas por meio de estratégias de divulgação e descontos.

“A pesquisa aponta que a população pretende presentear com diversos itens, então é uma data muito positiva para quem trabalha no varejo em geral, seja com roupas e calçados, perfumes, joias e outros itens. 47% dos entrevistados afirmaram que vão realizar pesquisa de preço, por isso é fundamental que o pequeno negócio tenha um preço competitivo, com condições de pagamento diferenciadas”, afirma.

Quando se trata do diferencial para a escolha do presente, 62% dos ouvidos pela pesquisa devem considerar a qualidade dos produtos, 53% o preço, também 53% devem considerar se os produtos estarão com descontos ou em promoção. A mesma porcentagem (53%) disse considerar se os produtos terão disponibilidade imediata. 32% disseram considerar a variedade dos produtos.

A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Namorados no estado de Mato Grosso foi realizada via entrevistas telefônicas, entre os dias 26 de abril a 17 de maio de 2024. Foram entrevistados em todo o estado 869 consumidores acima de 18 anos. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.

  • #economia
  • Dia dos Namorados
  • pequenos negócios
  • Sebrae Mato Grosso