Na noite desta quinta-feira (18.04), foi realizado o Workshop Têxtil e Confecções, em Cuiabá, uma ação do projeto Procompi (Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias), executado em Mato Grosso por meio de uma parceria entre o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) e o Sistema Fiemt (Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso). O workshop também contou ainda com o apoio da Sinvest (Sindicato das Indústrias de Vestuário, Têxteis, de Fiação e Tecelagem do Estado de Mato Grosso).
Um dos objetivos do projeto é aumentar em até 20% o faturamento das pequenas indústrias de vários segmentos como: Têxtil, Confecções, Madeira, Móveis, Metalmecânico e Gráfica. Esse aumento da lucratividade baseia-se na redução dos custos operacionais e na redução do desperdício de matéria-prima.
“O objetivo do Sebrae é tornar as pequenas e micro indústrias mais competitivas e de uma forma sustentável. Nós estamos justamente trazendo o know-hall [conhecimento e informação] e apoiando a Fiemt na execução e elaboração dos trabalhos que venham trazer mais produtividade, aumentar o faturamento dessas indústrias”, explica o analista de Negócios do Sebrae/MT, Gilson Iwasaki.
No programa estão inclusas a realização de cursos, palestras e consultorias, realizadas com o apoio do Sebrae/MT, com o intuito de encontrar soluções para problemas de empresas de pequeno porte, como explica a gerente de Relacionamento Setorial do Sistema Fiemt, Ribenildes Souza.
“Ter o Sebrae como parceiro é de extrema importância considerando que ele é um elo com a micro e pequena empresa, e é muito importante levarmos esse tipo de projeto para o empresário para fortalecer o segmento. Juntos levaremos consultorias, palestras, realizar diagnósticos, para aumentar o faturamento e a produtividade das empresas participantes. Levar todo esse trabalho para dentro da indústria, fortalece não só a questão do associativismo, mas também a conexão entre o Sistema S, os sindicatos e as indústrias”, afirma a gerente.
A presidente da Sinvest, Maria Cristina Margonato, ressalta a importância da parceria entre o Sebrae/MT e as pequenas indústrias do estado. “É muito boa a nossa parceria com o Sebrae/MT, porque estamos em um momento de reestruturação e a instituição nos ajuda com treinamentos, cursos, consultorias e palestras. E projetos como o Procompi contribui com o desenvolvimento das nossas indústrias aqui no estado e alavanca os nossos negócios”.
Próximos encontros:
10/05 — Workshop Madeira e Móveis, em Sinop
16/05 — Workshop Metalmecânico, Lucas do Rio Verde
27/05 — Workshop Gráfica, Cuiabá