ASN MT Atualização
Compartilhe

Sebrae/MT promove sustentabilidade e empreendedorismo com alunos por meio do projeto Recicla Verdinho

Projeto é desenvolvido durante todo o ano letivo com o apoio da Prefeitura de Paranatinga para incentivar a educação financeira e o cuidado com o meio ambiente
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

A 4ª edição do projeto Recicla Verdinho no município de Paranatinga foi lançada oficialmente no último domingo (07.04) e reuniu alunos de duas escolas públicas para dar início à jornada de consciência ambiental e empreendedorismo. A iniciativa é desenvolvida durante todo o ano letivo pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), com o apoio da Prefeitura Municipal e do Sicredi Vale do Cerrado, para incentivar a educação financeira e o cuidado com o meio ambiente por meio da formação e integração dos alunos. O projeto faz parte do programa Cidade Empreendedora e, nesta edição, é realizado com aproximadamente 100 estudantes das escolas Teles Pires e 03 de Maio.

O projeto Recicla Verdinho é desenvolvido para promover a sustentabilidade, o empreendedorismo, a economia local e ainda auxiliar no acesso a uma alimentação mais saudável. Os professores recebem orientações dos consultores do Sebrae/MT e os alunos recebem as missões de juntar materiais reciclados como garrafas pet, latas de alumínio, produtos de limpeza e muitos outros na própria casa, durante o consumo dos produtos. Todo o material é trocado por um voucher chamado ‘Verdinho’, que é uma moeda para compra exclusiva de produtos da agricultura familiar na feira do município.

Formação foi realizada na escola 03 de Maio – Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

Para a coordenadora do Sebrae Mato Grosso, Ana Paula Campos, o projeto não trabalha apenas o desenvolvimento ambiental, social e econômico das crianças, mas também envolve os familiares e impacta positivamente o município por meio do incentivo à agricultura familiar.

“São muitos os ganhos desse projeto. As crianças se comprometem a separar materiais que são recicláveis e aprendem sobre consciência ambiental, respeito e cuidado. Estamos na quarta edição e a cada ano elas vão melhorando e aprimorando o planejamento, vão praticando rede de contatos e envolvem os familiares, os vizinhos e as pessoas conhecidas”, explica a coordenadora.

Formação foi realizada na escola Teles Pires – Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

A coordenadora ressalta que o projeto também apoia as crianças ao promover a organização e o planejamento financeiro para a troca dos verdinhos.

“A questão de ter organização, de ver o processo acontecer, de praticar comportamentos empreendedores numa idade escolar tão pequena é muito importante para fomentar a prática empreendedora envolvendo também a família. Durante a troca, muitas crianças escolhem frutas e verduras, algumas acumulam mais verdinhos para poder comprar itens mais caros, como queijo, por exemplo. O agricultor também é valorizado e a alimentação saudável também é estimulada. É um projeto que envolve a questão da educação, dos bons hábitos, da responsabilidade e da valorização da economia local”, afirma Ana Paula Campos.

A secretária de Educação de Paranatinga, Vanda Fernandes Soares, afirma que o Recicla Verdinho é fundamental para conscientizar as crianças, familiares, equipe escolar e demais moradores do município por meio da atividade de recolhimento dos produtos recicláveis.

“Por meio da parceria com o Sebrae/MT e com o Sicredi, as crianças têm a oportunidade de ir à feira e comprar nas bancas da agricultura familiar os alimentos para sua própria casa. Elas compram com o dinheirinho do material que recolhem e isso é muito importante para o desenvolvimento geral do município”, afirma a secretária.

Para o gerente do Sicredi em Paranatinga, Carlos Firmino Candido, o Recicla Verdinho leva educação financeira e conscientização para os alunos.

“Há quatro anos o Sicredi é parceiro financeiro do projeto recicla verdinho e, para nós, é muito gratificante participar de um projeto de grande relevância para o nosso município, que fala sobre a importância de reciclar os materiais e retirá-los da natureza. Outro ponto importante é o apoio ao comércio local, fortalecendo os pequenos feirantes que atendem os alunos impactados e com isso construímos uma sociedade mais próspera”, diz o gerente.

O material recolhido pelas crianças é direcionado pelo Sicredi às cooperativas de reciclagem do município. As trocas e compras podem ser feitas durante todo o ano pelos alunos. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

  • #economia
  • agricultura familiar
  • alunos
  • escolas
  • estudantes
  • meio ambiente
  • Sebrae Mato Grosso
  • Sebrae MT
  • sustentabilidade