Para criar oportunidades de crescimento, inovação e soluções assertivas, o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Estado de Mato Grosso) iniciou, neste mês de abril, a série de Oficinas de Planejamentos Participativo (OPP). A ação, que visa intensificar o processo de escuta e formar planos de ações das principais atividades econômicas de Mato Grosso, foi lançada no último dia 02 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), com empresários do setor automotivo da Baixada Cuiabana.
Em Cuiabá, o programa de OPPs do Sebrae/MT foi realizado em parceria com Sindicato Intermunicipal da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Mato Grosso (Sindirepa/MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT).
O gerente da agência do Sebrae/MT em Cuiabá, Charles Padilha, explica que a oficina permite a construção de diagnósticos e planos de ações mais realistas e executáveis.
“Neste trabalho, em que temos um olhar mais direcionado para o segmento, conseguimos apoiar e transformar a realidade do setor no final dessa jornada. Como resposta, ele terá aumento do faturamento, novas oportunidades de mercado, melhora de seu produto, com o bônus de entregar algo diferenciado para os clientes. Então, àquele que participa desse trabalho irá se destacar entre as empresas que atuam no mercado”, analisou Charles.
Para o gestor do projeto na agência do Sebrae/MT em Cuiabá, Diego Menegatti, a elaboração colaborativa que envolve os agentes das atividades é essencial para o desenvolvimento econômico da região.
“A importância de os empresários estarem presentes em ações como esta, que neste caso envolveu o setor automotivo, é a interação, a participação e a construção coletiva de um projeto. A partir do momento que temos um grupo que pensa em melhorias para o setor, ao relatar quais são as dores, nós [Sebrae/MT] conseguimos fazer entregas mais assertivas que permitem o crescimento dessa atividade”, observa Diego Menegatti.
OPP
A Oficina de Planejamento Participativo é uma metodologia já aplicada em anos anteriores pelo Sebrae/MT e que em 2024 é retomada com a realização em todas as regiões de Mato Grosso. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento e estruturação das atividades setoriais nas regionais, com foco no fortalecimento da governança e crescimento local.
“A partir de um levantamento, junto aos nossos gerentes e gestores das regionais do Sebrae/MT, identificamos a atividade com maior potencial no local e como podemos fortalecer a governança desse setor. Com esse resultado em mãos, fazemos um diagnóstico econômico e iniciamos o processo de escuta que é intensificado durante as oficinas”, explica Valéria Pires, gestora do projeto em Mato Grosso.
Conforme Valéria, ao longo desse processo, são identificadas as dores de cada setor. “Com essas informações, nós do Sebrae/MT faremos uma análise desses dados e criaremos soluções para o setor em questão. Esses resultados serão compilados em um plano de ação, que será apresentado durante um segundo momento de planejamento, que deve ocorrer no prazo de 30 dias. Dessa forma, ao tratar as dores e as demandas de cada setor, conseguiremos fortalecer a governança dos pequenos negócios de todas as regiões de Mato Grosso”, finaliza.
Em 2024, o Sebrae/MT realizará 18 OPPs em todas as regionais. Nesta quinta-feira (04.04), o encontro ocorreu na região Oeste, na agência em Cáceres. O setor de varejo da moda, foi a atividade observada como potencial econômico local.