ASN MT Atualização
Compartilhe

EMPRETEC: Maior programa de formação de empreendedores do mundo influencia na abertura de pequenos negócios em MT

O Sebrae/MT realizará 23 turmas do Empretec em 2024, em todo território mato-grossense, com oportunidade para quem deseja ter uma carreira de sucesso
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

Em 2023, o Empretec — maior programa de formação de empreendedores do mundo — serviu de inspiração para que 82% das pessoas abrissem seu próprio negócio, após participaram da capacitação em Mato Grosso. O impacto do programa foi constatado em pesquisa realizada pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), responsável pela realização do programa no estado.

O seminário intensivo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), ocorre em 40 países e, no Brasil, é desenvolvido exclusivamente pelo Sistema Sebrae. Em Mato Grosso o programa é executado há 31 anos, e para se ter ideia, somente em 2023 foram realizadas 25 turmas, formando mais de 340 pessoas.

Para 2024, o Empretec realizará 23 turmas em todo território mato-grossense, oportunizando novas possibilidades e caminhos, para quem deseja ter uma carreira de sucesso ou se tornar um empreendedor bem-sucedido. “O principal objetivo do programa é desenvolver características empreendedoras, algo que é muito importante para o desenvolvimento profissional e pessoal, independente de ter um negócio ou não”, destaca Maressa Carvalho, analista técnica do Sebrae/MT e gestora Estadual do Empretec.

A capacitação exige comprometimento dos participantes que, durante 60 horas de capacitação, são desafiados a reverem suas atitudes e visão de mundo. “São seis dias de imersão nas quais os participantes desenvolvem e descobrem quais tipos de comportamentos têm, suas características potenciais, ou seja, em primeiro lugar trabalhamos o ‘Eu’, para depois atuarmos em conjunto”, observa a gestora do Sebrae/MT.

Ao todo, dez características empreendedoras são trabalhadas durante a capacitação. Dentre elas estão a busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; além de independência e autoconfiança.

Maressa explica que quem deseja saber mais informações sobre o programa e se inscrever nas próximas turmas, deve acessar a página oficial do Empretec, AQUI! 

Resultados positivos

O impacto do Empretec 2023 mensurado pela pesquisa do Sebrae/MT identificou que a cada cinco participantes, três declararam que o seminário foi extremamente positivo para desenvolvimento do seu negócio. O alto nível de satisfação também é representado pelos 90% dos respondentes que alegaram recomentar o programa para outras pessoas.

“Recomendo o curso até para aquelas pessoas que tem interesse em buscar uma motivação profissional e pessoal, o Empretec muda pessoas e muda vidas”, declarou Melly Janne Paco Rodrigues Souza, participante de uma das turmas de 2023.

Após vivenciar uma semana de Empretec, Leticia dos Santos Garcia, reavaliou e identificou o reflexo de suas atitudes em sua vida. “Foi aqui que compreendi que para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Então descobrir que preciso traçar uma meta e saber para onde ir, porque só assim eu vou crescer”, pontuou a participante.

A participante Vera Lucia do Espírito Santos Oliveira, conta que a experiência dela no seminário foi transformadora. “Cheguei no Empretec achando que sabia alguma coisa, mas com o passar do tempo percebi que o seminário, além de me trazer informações e conhecimentos sobre o meu potencial, fez com que eu descobrisse características que estava dentro de mim e eu não sabia”, concluiu.

A pesquisa

Conforme a pesquisa, 70% dos empreendedores, que buscaram a qualificação, afirmaram que melhoraram sua capacidade de gestão e outros 15% disseram que aumentaram sua a motivação e confiança.

A pesquisa Sebrae/MT também apontou que os segmentos de atuação como alimentos e bebidas, construção civil, moda, advocacia e automotiva foram as mais impactadas pelo Empretec no estado.

“Estas foram as atividades com maior número de participantes, segundas pelo setor da beleza, contabilidade, petshop e produtores rurais”, avalia Jaqueline Trentino, analista do Sebrae/MT, responsável pela pesquisa.