Com a oportunidade de explorar novos mercados, tendências e estabelecer parcerias comerciais, os empresários mato-grossenses que participaram do ‘Retai’s Big Show’ – o maior evento do varejo mundial – realizado em Nova York pela NRF (Federação Nacional do varejo americano) em 2024 se atualizaram e voltaram com novidades em produtos, serviços e estratégias para atenderem a uma clientela global. O grupo de 56 empreendedores integrou a ‘Missão Innovative Experience Tour NRF 2024’, organizada pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) em parceria com o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac de Mato Grosso.
O diretor Técnico do Sebrae/Mato Grosso, André Schelini, liderou a comitiva durante a missão que contou com a participação na conferência NRF, que engloba feiras de exposições e diversos painéis sobre insights e modernidade tecnológica do varejo. Além disso, o grupo participou de visitas técnicas que proporcionaram imersão às práticas relacionados à inovação, experiência do cliente, inteligência artificial, atendimento, tecnologias e outras perspectivas do varejo.
Schelini ressalta que a missão como um todo proporcionou aos empresários participantes um ambiente de aprendizado dentre a diversidade do setor empresarial mato-grossense. “Anualmente, o Sebrae Mato Grosso organiza esta missão aos Estados Unidos [quarta vez] como parte de nossos esforços contínuos para trazer inovação e novidades ao setor do varejo. Levamos um grupo diversificado em vários segmentos e isso reflete a riqueza e a amplitude do setor empresarial em nosso estado. Tivemos um ambiente de aprendizado valioso e muitas trocas de experiências para todos os participantes. Estamos comprometidos em atender às necessidades e interesses de um amplo espectro de empresas, na promoção o desenvolvimento e a inovação em todos os setores da economia”, destacou.
Dentre as empresas que estiveram na ‘Tour NRF 2024’, empresários do ramo de materiais de construção, lojas agropecuárias, farmácia, estabelecimentos de saúde, varejo da moda, supermercados, produtos alimentícios e não alimentícios, imobiliário, tecnologia da informação, organização de eventos, entre outros. O proprietário da loja de modas Dom Manuel, Manoel Benedito de Barros, relembra que as soluções tecnológicas apresentadas na feira, tornou a experiência ainda mais marcante.
“Particularmente gostei da parte de tecnologia foi o que mais me empolgou, ver que isso é o futuro, lidar com tantas inovações e algumas que podemos aplicar em nossos negócios. Por exemplo, a gente se depara com desafios na área de controle de estoque e vimos meios de como utilizar a tecnologia para suprir essa questão. É algo que vai mudar muito minhas estratégias. Quem puder participar de um evento como esse só tem a ganhar, principalmente empresários que pensam em crescer e evoluir”, afirmou o empresário, que participa da missão do Sebrae Mato Grosso pela segunda vez.
Ao trazer o melhor do mundo dos negócios, especialmente do varejo, com base na experiência norte-americana, o Sebrae/MT busca contribuir de forma significativa para a reinvenção desses negócios. Neste ano estão previstas diversas missões, desde benchmarketing até imersões em ecossistemas de inovação. Quem tiver interesse em participar de missões técnicas internacionais pode enviar e-mail para [email protected] e para mais informações acessar a página de missões AQUI
Start Sebrae
Para compartilhar reflexões e insights captados durante a ‘Missão Innovative Experience Tour NRF 2024’, o Sebrae Mato Grosso realizará um painel no próximo dia 31 de janeiro durante o evento ‘Start Sebrae 2024’, onde será aberto o bate papo Pós ‘NRF 2024’. A iniciativa visa oferecer às empresas uma visão abrangente do que foi apresentado na feira em Nova York, permitindo que mesmo aqueles que não puderam participar possam se beneficiar dessas informações.
“Além disso, no Start, destacaremos como o Sebrae/MT pode apoiar na implementação de modernizações e atualizações, não apenas tecnológicas, mas também em termos de práticas de gestão empresarial, por meio das soluções que oferecemos. Nosso objetivo é proporcionar às empresas as ferramentas e conhecimentos necessários para se manterem competitivas e adaptadas às demandas do mercado”, pontua o diretor técnico.
O ‘Start Sebrae 2024’ será realizado pelo Sebrae/MT entre os dias 30 e 31 de janeiro, para apresentar os projetos e ações preparados pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) neste ano, que inclui os cinco eixos estratégicos: Internacionalização, Desenvolvimento Territorial, Educação Empreendedora, Inovação e Sustentabilidade.
Na ocasião os participantes terão acesso a dados, orientações e informações gerais sobre o mercado empresarial, as tendências e perspectivas de diversos segmentos. O evento será a partir das 15h, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá e, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI.
-