O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é a instituição mais lembrada entre os brasileiros quando se fala em promoção ao empreendedorismo, apoio à gestão de empresas e defesa dos interesses dos pequenos negócios. O dado é da Pesquisa de Avaliação da Imagem Sebrae junto à sociedade, divulgada neste mês. O estudo ouviu 7,8 mil brasileiros de todos os estados do país proporcionalmente. Em Mato Grosso, a instituição é citada espontaneamente por 46% dos participantes da pesquisa quando o assunto é a defesa dos interesses dos pequenos negócios, 37% quando se trata da promoção ao empreendedorismo e 26% no apoio à gestão de empresas. O Índice de Imagem do Sebrae é de 8,6 de acordo com os respondentes, em uma escala de 0 a 10.
Quando perguntados sobre a atuação do Sebrae, 47% dos entrevistados consideram que a instituição é semelhante a uma escola, o que remete a percepção de conhecimento e aprendizado. E, 97% deles concordam que o Sebrae oferece orientação para quem quer abrir um negócio. A pesquisa também indica que 95% dos participantes concordam que a instituição oferece cursos e palestras presenciais, acreditam que a contribuição do Sebrae é importante e que a instituição transmite credibilidade. Ao todo, 91% dos ouvidos disseram que o Sebrae é uma instituição ética.
A diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, afirma que os dados demonstram a importância do trabalho desenvolvido pela instituição de fomento e apoio aos pequenos negócios. “Os números são muito significativos, pois indicam que o Sebrae é relevante perante a sociedade e esse resultado de imagem reflete o conjunto de esforços de todos que trabalham diariamente para fortalecer e impulsionar quem empreende em Mato Grosso”, diz.
Lélia Brun reforça o papel crucial dos pequenos negócios na economia, sendo que em Mato Grosso, 89% das empresas ativas são microempreendedores individuais, microempresas ou pequenas empresas. “Os pequenos negócios são responsáveis por movimentar a economia local, gerar empregos e acima de tudo promover transformações. No último ano, alcançamos a marca histórica de mais de 460 mil atendimentos em todo o estado e a nossa missão é continuar transformando os pequenos negócios por meio de capacitações, consultorias, cursos, missões, seminários, oficinas, rodadas de negócios e muitas outras soluções”, ressalta.
Produtos ofertados
O Sebrae Mato Grosso atua na capacitação dos microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas para a formalização, acesso a linhas de crédito, qualificação profissional e suporte na gestão empresarial. Além disso, realiza eventos com palestrantes renomados e missões técnicas nacionais e internacionais, onde cria oportunidades de conhecimentos, networking (rede de contatos) e benchmarking (modelos inspiradores) para apoiar os pequenos negócios.
“O Sebrae/MT transforma a vida de quem empreende, ao promover conexões, para que o empreendedor possa expandir seus negócios e assim contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável do nosso estado. As portas das agências e unidades espalhadas pelos municípios estão abertas para transformar os pequenos negócios”, finaliza.