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Número de atendimentos do Sebrae/MT cresce 117% com nível de avaliação “excelente” pelos clientes

Em 2023, o Sebrae/MT registrou recorde de 460.232 mil atendimentos nos canais presenciais e digitais, uma média de 1.260 por dia em todo estado
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
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O Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) alcançou a marca histórica de 460.232 mil atendimentos em 2023, um aumento de 117% em relação ao ano anterior (com 210.143 mil). No período, a qualidade dos atendimentos também ganhou destaque, ao atingir o nível de excelência entre os clientes, com 83,7 pontos.

O recorde dos atendimentos ocorreu devido à ampliação da prestação de serviços em todo estado como: capacitações, consultorias, cursos, missões, seminários, oficinas, rodadas de negócios, dentre outros serviços que facilitaram o acesso dos microempreendedores e pequenos empresários. Ao longo de 2023, o Sebrae/MT realizou em média, 1.260 por dia em todo território mato-grossense. A expansão da rede estendida de atendimento, com inclusão de 36 novos municípios, contribuiu para essa marca.

“O Sebrae/MT está disponível não apenas nos canais presenciais, mas também nos canais de atendimento digitais sejam na Central de Atendimento 0800 [0800 570 0800], que também atende por WhatsApp, além do Aplicativo ‘Sebrae’ e ‘Meu Sebrae’, ou ainda com as soluções EAD [Ensino à Distância], os quais eliminam distâncias e barreiras ao atendimento e torna a instituição presente sempre que o empreendedor necessitar”, observa André Schelini, diretor Técnico do Sebrae/MT.

A inclusão de novas cidades também contribuiu para ampliação da presença do Sebrae/MT no estado, com uma cobertura de 89% do território ou 125 municípios de Mato Grosso.

“Assim como a presença digital, o Sebrae/MT disponibiliza uma ampla rede de credenciado e parceiros que mobilizam as ações da instituição em todo o estado. Um exemplo de ação que amplifica nossa capilaridade são os agentes de atendimento nos temas de inovação, empreendedorismo, educação empreendedora, turismo, mercado, desenvolvimento territorial, além de crédito e finanças”, reforça o diretor Técnico.

Juntamente com o aumento da presença no estado, o Sebrae/MT conseguiu garantir a qualidade dos atendimentos. Na avaliação dos clientes, os atendimentos atingiram o nível de excelência, com média de 83,7 pontos, segundo a ferramenta Net Promoter Score (NPS), que é uma métrica mundialmente utilizada para verificar o grau de satisfação do cliente, sobre o serviço prestado. A avaliação é feita dentro de uma escala que vai até 100.

Atuação eficaz

Para atingir a eficácia dos trabalhos realizados em 2023, o Sebrae/MT realizou mais de 60,4 mil atividades. Cursos de capacitações, oficinas, palestras, missões nacionais e internacionais, rodadas de negócios foram algumas ações que fizeram diferença nos pequenos negócios. Dentre essas atividades o tema ‘inovação’ ganhou destaque, conforme o Relatório de Gestão foram mais de 31,8 mil atendimentos a pequenos negócios em busca de inovação.

“A inovação está presente em todo o pequeno negócio que a coloca em prática de forma empírica todos os dias. Com o Sebrae essa jornada é facilitada, pois deixa de ser um conceito e passa a ser uma prática de gestão estruturada. O aumento dos atendimentos, nessa temática demonstra que as estratégias inovadoras chegaram aos pequenos negócios”, ressalta o diretor.

Um dos caminhos para buscar soluções inovadoras está na troca de conhecimentos, prática que já está consolidada no escopo de ações da instituição. No último ano, a entidade esteve presente em 47 missões, sendo 31 realizadas pelo Sebrae/MT (21 nacionais e 10 internacionais), e outras 15, foram participações em ações realizadas por outras instituições. No total, 621 pessoas participaram das missões.

“Podemos dizer que o Sebrae/MT é o único ator que conecta todo o ecossistema do empreendedorismo em nosso Estado, mas não somos os únicos que desenvolvemos a temática. Nós ampliamos promovemos networking, e ampliamos a visão empreendedora baseada na experiência em missões nacionais e internacionais. Por meio de benchmarking trazemos novos modelos de negócios, práticas de gestão, novos produtos e serviços aos pequenos negócios que fortalecem seus negócios de forma mais competitiva baseada na inovação”, finaliza André Schelini.