Mato Grosso possui 450.456 empresas ativas, sendo que 206.573 são Microempreendedores Individuais (MEI), o que representa 46% das empresas do estado. Deste total, 157.459 são Microempresas (ME), ou seja, 35% e 37.104 são Pequenas Empresas (EPP), portanto representam 8% das empresas do estado. A idade média de vida das empresas no estado é de 5,4 anos, sendo que a taxa de mortalidade é de aproximadamente 45,31%. Isso significa que a cada 10 pequenos negócios abertos, aproximadamente 4 fecham. A falta de planejamento financeiro é um dos desafios enfrentados pelos empreendedores, e, com o objetivo de auxiliar na gestão financeira dos pequenos negócios, o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso) irá realizar duas oficinas em Rondonópolis e em Primavera do Leste.
A coordenadora do Sebrae/MT em Primavera do Leste, Ana Paula Campos, explica que a educação financeira pode auxiliar para a diminuição dos índices de fechamento de empresas no estado. “Dentre os principais motivos que levam as empresas a fecharem as portas estão a questão da gestão ineficiente e da mistura do dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa. As oficinas irão apresentar soluções para estas questões e também para outros tipos de problemas que envolvem a saúde financeira de uma empresa. O empreendedor vai aprender a trabalhar o fluxo de caixa que é uma ferramenta de controle financeiro, onde ele vai entender o que é custo fixo, o que é custo variável, além de aprender como é o controle do que entra das vendas, do que sai dos pagamentos e ele pode trabalhar também com projeção, com orçamento e organização para as futuras aquisições”, detalha.
O planejamento financeiro também pode garantir que o empreendedor saiba exatamente qual é o lucro do negócio para que saiba tomar as decisões corretas na hora de investir e oferecer descontos, por exemplo. Ana Paula ressalta que também é importante entender sobre o que é capital de giro para o bom funcionamento da empresa.
“Quando o empreendedor faz o cálculo e entende qual o dinheiro necessário para circular na empresa, ele consegue se planejar para tomar decisões de contenção de gastos ou financiamento, por exemplo. A questão dos indicadores também abre a visão no sentido de entender os números da empresa. Normalmente os pequenos negócios não têm a prática de levantar as informações e saber o que é lucratividade, o que é rentabilidade, quanto no mínimo ele tem que vender para não ter prejuízo e como fazer análise. É preciso começar a trabalhar a cultura de dados nas empresas para que os empreendedores trabalhem as estratégias dos negócios durante todo o ano. Isso é profissionalizar o processo e fortalecer os empreendedores para evitar quebra das empresas”, explica.
Planejamento
O saldo de empresas abertas e fechadas no estado em 2023 foi de 46.196, sendo que 83.899 empresas foram abertas e metade deste número fechou as portas. O setor com maior taxa de encerramento é o setor de comércio (52%), seguido do setor de serviços (45%). Apesar de Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios e o de Promoção de vendas serem os segmentos campeões em abertura de empresas, também são os principais no encerramento das empresas. E, para evitar possíveis quedas e até fechamento da empresa, é preciso se organizar e planejar as atividades empresariais.
O assistente Técnico do Sebrae/MT em Rondonópolis, Romário Pereira, afirma que janeiro é o mês ideal para que os empreendedores planejem o ano e comecem a realizar ações para o desenvolvimento dos negócios.
“Em janeiro os microempreendedores podem fazer todo o procedimento relacionado à parte de desenquadramento e reenquadramento. Por mais que a declaração anual esteja disponível para ser feita até o mês de maio, janeiro é ideal para poder fazer essa regularização e controle da empresa, além de também iniciar as ações de controle financeiro. As oficinas serão realizadas justamente para auxiliar os donos de pequenos negócios na questão da administração, balanço financeiro, tomada de decisões, redução de custos e outros parâmetros que são fundamentais para a saúde financeira da empresa”, diz.
A oficina ‘Fluxo de Caixa e Capital de Giro’ abordará seis tópicos: o que é e para que serve o fluxo de caixa; como montar o fluxo de caixa da empresa; entendendo o fluxo de caixa; o que é capital de giro; necessidade de capital de giro; importância da gestão de capital de giro. As vagas são limitadas e a oficina será realizada no dia 25 de janeiro em Primavera do Leste e em Rondonópolis.
A oficina ‘Indicadores Financeiros’ abordará outros seis tópicos: nivelamento de conceitos financeiros; conceituando demonstrativo de resultados; análise vertical e análise horizontal; construção de um demonstrativo de resultados; conceitos dos indicadores financeiros de desempenho; cálculo e análise dos indicadores financeiros. As vagas também são limitadas e a oficina será realizada no dia 1º de fevereiro em Primavera do Leste e em Rondonópolis.
Para inscrições e mais informações sobre as oficinas: 0800 570 0800.