O Centro de Eventos do Pantanal (CEP) conquistou mais um feito pelo serviço e toda a estrutura oferecida: o troféu ‘Jacaré de Prata’. A honraria foi concedida pelo ‘Prêmio Caio’ – o “Oscar dos Eventos” no Brasil, na categoria ‘Centro de Convenções de Pequeno e Médio Porte, na Região Centro Oeste e Norte’, elevando cada vez mais o nível do setor de eventos dentro e fora do estado.
Como parte do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso), o CEP é um polo de impacto econômico direto e indireto para toda a região. Tendo executado ao longo de 2023 cerca de 177 eventos. O diretor de Administração e Finanças do Sebrae/MT, Roberto Dahmer, atribui essa premiação aos esforços e comprometimento da equipe que atua no CEP.
“Esse prêmio reconhece todo esforço, comprometimento, empenho e capacidade da equipe do Centro de Eventos do Pantanal. É uma premiação importantíssima que destaca o CEP no cenário nacional, posicionando o Centro de Eventos do Pantanal como um grande player no setor”, pontuou o diretor.
Em 23 anos, o Centro de Eventos do Pantanal realizou mais de 6.800 eventos. E, para atender às demandas dos mais diversos tipos de eventos, como shows, feiras, congressos, palestras, seminários locais e nacionais e até casamento, como um dos últimos megaeventos produzidos no espaço. O gerente do CEP, Charles Padilha, explica que é necessário mais do que estrutura física, mas de pessoal qualificado e dedicado.
“Um evento é feito de detalhes. Não é só uma estrutura, mas toda a equipe técnica que atende o evento, colaboradores, fornecedores, terceirizados, que fazem o evento ser um sucesso. É uma engrenagem onde cada um tem que fazer o seu papel e o espaço é o nosso equipamento principal para receber o evento e articular para que tudo saia perfeito. Trabalhamos para promover esse grande diferencial, uma experiência marcante, de forma positiva às pessoas que vão ao nosso espaço”, pontua Charles
Esta não é a primeira vez em que o Centro de Eventos do Pantanal sobe ao pódio do ‘Prêmio Caio’, considerado o mais importante para o segmento. Em 2003, a premiação foi pela categoria ‘Pavilhão de Exposições’ no qual o CEP recebeu o ‘Jacaré de Bronze’. Com uma banca criteriosa de organizadores experientes que estão em contato com espaços de eventos de todo o país, a auditoria avalia critérios como o de atendimento, espaço, estrutura, capacidade de atendimento a grandes eventos.
A analista de Eventos do CEP, Silvia Helena, ressalta a importância da premiação após um longo período entre o primeiro prêmio e este conquistado nesta semana.
“Essa retomada se deve ao fato de termos levado a presença do CEP nos principais eventos em São Paulo, o que nos oportunizou contato mais próximo a outros players do segmento e nos colocou novamente no radar do ‘Caio’”, explica.
Ações Sustentáveis
Nesta 24ª edição do prêmio, o evento destacou o compromisso do segmento com práticas sustentáveis. Reafirmando seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da instituição, o Centro de Eventos do Pantanal neste ano inaugurou uma usina solar (que produz energia limpa) e ainda realiza ações como a coleta seletiva de resíduos e a neutralização de carbono em eventos.
“A cultura do Sebrae Mato Grosso busca sempre inovar e estar à frente, e isso é fundamental. No CEP buscamos modernizar o local e as ações, a exemplo da implantação da usina fotovoltaica e várias outras ações planejadas a partir de 2024 que farão com que o Centro de Eventos do Pantanal continue na vanguarda do segmento em Mato Grosso e no Centro-Oeste”, completa o diretor.
Prêmio Caio
O objetivo principal do prêmio é promover, difundir, aprimorar e estimular a atividade do setor de eventos. Inclusive, o ‘Prêmio Caio’ é um sinônimo de excelência por ser a única premiação no segmento, fazendo com que sua importância seja ainda maior.
O “Oscar dos Eventos” foi criado em 1999, com o objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho de empresas e profissionais da Indústria Brasileira de Eventos, proporcionando reconhecimento em seu segmento e na mídia.
O nome do prêmio é uma homenagem a Caio de Alcantara Machado, profissional pioneiro na área de eventos e feiras de negócios, criativo e bem-sucedido no lançamento de novos produtos, promoção e organização de eventos.
O formato do prêmio entregue anualmente aos melhores profissionais e empresas de eventos foi inspirado na frase “Um dia vai dar jacaré”, ouvida por Caio Alcantara Machado de um apostador contumaz, tornando-se sua marca registrada. A expressão é conhecida entre as pessoas que convivem com feiras e eventos.