Há dez anos o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) foi criado pelo Sebrae Nacional, com o objetivo de transformar a realidade de educadores e estudantes de todo país, a partir do desenvolvimento do empoderamento, atitudes e mentalidade empreendedora. Desde então, o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) percorre todas as regiões do estado com ações e campanhas de incentivo ao empreendedorismo. Como resultado, quase 17 mil alunos e educadores já foram impactados pelo projeto, neste ano.
“O nosso principal objetivo no que se refere ao desenvolvimento dos alunos, é estimular comportamentos que casem com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que inclui o aperfeiçoamento da comunicação e da motivação, para que ele consiga entender as oportunidades da região em que ele está inserido”, ressalta Felipe Tavares, gestor do PNEE do Sebrae/MT.
Além de desenvolver atitudes empreendedoras nas escolas, um dos propósitos do PNEE é formar pessoas conscientes de suas habilidades e preparadas para fazerem escolhas mais assertivas no futuro, com aprimoramento das competências.
“O objetivo é fazer com que o aluno consiga entender o cenário ao qual está inserido, se desenvolva dentro dessa perspectiva histórico-cultural, entendendo questões como: Onde estou? Quais oportunidades eu tenho na minha região? Qual é o meu papel de vida? O que posso fazer pela minha comunidade? São algumas das reflexões que a gente estimula por meio das metodologias que a gente oferece”, explica Felipe.
Programa JEEP
Uma das metodologias trabalhadas dentro do programa é a de Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O método é direcionado para alunos do ensino fundamental e aplicada em parceria com as secretarias de educação municipais e estadual de Mato Grosso. As habilidades como criatividade, pensamento crítico, autoconhecimento e espírito de coletividade são trabalhadas dentro das salas de aula, para incentivar os estudantes a sonhar e a ter vontade de realizar os seus sonhos.
Há 708,7 quilômetros de Cuiabá, o município de Guarantã do Norte é uma das cidades destaque quando o assunto é educação empreendedora no estado. No local, 100% das escolas aplicam a metodologia JEEP, do 1º ao 9º anos. Para incentivar a continuidade do projeto, a gestão municipal criou o prêmio ‘Professores Empreendedores de Guarantã do Norte’, que está na sua 1ª edição neste ano.
Alunos e professores de cada período participaram da feira realizada nessa quarta-feira (06.12), foram premiados. Professores de cada período escolar receberam um bônus de R$1,5 mil. Já a turma ganhadora foi contemplada com passeio para um clube da região.
“É mais uma forma de reconhecer todo o trabalho que foi desenvolvido pelas escolas, pelos professores da região, que contou com o acompanhamento de consultorias do Sebrae/MT e o acompanhamento da Secretaria Municipal de Educação”, explica a gestora do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MT, Kristianny Arruda.
Atualmente, a metodologia JEPP atende a cerca de 15 municípios de todas as regionais de Mato Grosso, com 63 escolas participantes. Até dezembro, 12.975 alunos e 4 mil professores foram impactados.
“Realizamos ações em todo estado com o objetivo de estimular o comportamento empreendedor nos alunos, nos educadores e nos gestores da educação em geral. Pois todos os envolvidos (apoio administrativo, técnico administrativo, gestão escolar, secretaria, coordenação) precisam atuar em sintonia para que o projeto aconteça e nós, do Sebrae/MT, temos a missão de estimular o conhecimento e desenvolver o comportamento empreendedor nessas pessoas”, finalizou.
Além da metodologia JEPP, o Programa Nacional de Educação Empreendedora possui outros 11 sistemas de ensino que abrange estudantes e educadores do ensino fundamental ao superior. Dentre eles estão as metodologias: Formação de Jovens Empreendedores (FJE), Crescendo e Aprendendo, Jovem Empreendedor no Campo, Disciplina do Empreendedorismo e Desafio Universitário.