Em evento realizado nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com a corealização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio da Prefitura Municipal de Mirassol D’Oeste, vinte e cinco empresas foram qualificadas para comercialização de produtos de origem animal produzidos por pequenos empreendedores de nove estados brasileiros.
A cerimônia de integração dos Consórcios de Serviços de Inspeção Municipais (ConSIM) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), ocorreu no município de Mirassol d’Oeste, distante a 296 quilômetros de Cuiabá, capital de Mato Grosso. Ao todo, foram entregues títulos há 25 consórcios municipais, qualificados no Projeto ConSIM edição 2022/2023, que conta com a parceria do Sebrae Nacional.
“Trabalhamos para fazer com que, cada vez mais, os empreendimentos sejam beneficiados pelo Sisbi-POA, que é a certificação que vai fornecer a ele uma forma dele comercializar dentro das seguranças alimentares que exigem e que é fiscalizado pelo Ministério da Agricultura”, observou Nilma Costa, gerente de políticas públicas do Sebrae Nacional.
A ação de certificação destas empresas surgiu da necessidade de aumentar o comércio nacional dos produtos inspecionados em cada município, por meio da adesão ao ConSIM do Sisbi ou pela obtenção do selo ARTE para produtos inspecionados com características artesanais.
“No biênio 22/23 iniciamos as atividades com 31 trabalhos e após algumas desistências e não qualificações estamos finalizando com 25 consórcios aderidos, totalizando 485 municípios atendidos”, pontuou Luís Eduardo da Silva, chefe da divisão de Defesa Agropecuária no Rio de Janeiro.
Segundo Luís, a parceria com o Sebrae é fundamental para a continuidade do projeto. “Conseguimos estruturar os serviços de inspeção e auxiliar na adequação das empresas, e, para darmos continuidade aos trabalhos contamos com o apoio do Sebrae. Essa parceria é vital para o andamento das ações, por meio de orientações desses pequenos produtores”, enfatizou.
Desenvolvimento regional
Além da segurança sanitária para a população, esta união de forças entre o Sebrae e o Mapa no Projeto ConSIM, também favorece a abertura de mercado para produtores locais, redução de custos fixos e integração regional.
“É de suma importância ações como essas que fortalece e fomenta políticas públicas para o pequeno negócio. Com o Sisbi, este novo formato em que os consórcios estão aderindo junto ao Mapa, promove grande desenvolvimento para o pequeno negócio, para pequena indústria e todos os pequenos produtores locais. Com certeza movimenta a economia local e promove o desenvolvimento empresarial na região”, observou Júlio Prior, gerente da agência do Sebrae Cáceres (MT), com atuação na região Oeste do estado.
Para Dariu Carniel, secretário executivo do Consórcio das Nascentes do Pantanal, registrado nesta edição, o projeto ConSIM eleva a competitividade e visibilidade dos pequenos empreendedores.
“Conseguir essa habilitação no Sisbi é um grande passo para os nossos empreendedores que compõem o Consórcio Nascentes do Pantanal e todos os outros que foram inseridos no ConSIM. Este programa gera oportunidades que não tínhamos, pois elas estavam reservadas aos grandes empreendimentos. Agora, os pequenos poderão ter acesso a comercialização de seus produtos em todos os supermercados do Brasil”, comemorou.
Os títulos de Integração ao Sisbi-POA foram entregues para 25 Consórcios Públicos de Municípios dos estados da Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, que comprovaram adequação e qualificação dos Serviços de Inspeção dos municípios que estavam vinculados.