Todo o ecossistema de sustentabilidade, gerado e materializado por meio do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), localizado em Cuiabá, serviu de inspiração para a criação do ‘SebraeEcos’, inaugurado nesta terça-feira (24.10), em Salvador (BA). O espaço será utilizado como um centro de insights e consultoria do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae/BA) voltado para os pequenos negócios, que buscam reduzir os impactos ambientais e acelerar a jornada de sustentabilidade para um futuro mais equilibrado.
O espaço funciona como uma extensão do CSS, formada por meio de uma parceria junto ao Sebrae Mato Grosso, que gere o polo que é referência nacional em sustentabilidade. O diretor Técnico do Sebrae/MT André Schelini, representante do CSS, ressalta a importância da formação do Comitê ESG como ferramenta para articulação e promoção de parcerias entre instituições e pontuou que o propósito do Sebrae/MT é dar protagonismo aos pequenos negócios na agenda ESG.
“Transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil. Isto é muito profundo, também complexo e exige de nós muita responsabilidade”, disse o diretor durante a inauguração do ‘SebraeEcos’, que contou com a presença dos representantes do comitê ESG do Sebrae Nacional e interlocutores do tema no Sistema Sebrae.
Localizado no Espaço Colabore, na capital baiana, o ‘SebraeEcos’ teve a sua fundação realizada por meio da bioconstrução, com contêineres reutilizados e referências a culturas ancestrais e à Bahia. Assim como o CSS, que foi idealizado para atender aos pilares do ESG (ambiental, social e de governança), o espaço também teve técnicas de sustentabilidade e tecnologia avançada atreladas à sua formação, onde temas cruciais, como uso eficiente da água, energia e gestão de resíduos sólidos são explorados.
Nager Amui, analista do CSS, explica que a construção do projeto ‘SebraeEcos’ foi realizado totalmente em conjunto e comemora o feito como um sucesso para os pequenos negócios local. “Desde a formatação do projeto estivemos juntos na curadoria dos conteúdos que serão utilizados, os softwares das estações, a funcionalidade das instalações e inclusive o público, para a condução das visitas. O SebraeEcos será um local de muitas transformações para os pequenos negócios levando soluções voltada às práticas sustentáveis”.
No local, será oferecido atendimento para pequenos negócios que estejam em busca de soluções relacionadas à sustentabilidade, com a oferta de consultorias, cursos e conteúdos sobre o tema. A coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae/BA, Márcia Suede, conta que desde a idealização do projeto o objetivo era servir aos pequenos empresários como um hub de sustentabilidade para ser referência na Bahia e também para o Nordeste.
“Inauguramos o SebraeEcos, como um braço operacional do CSS fora de Mato Grosso e a expectativa é sermos referência principalmente aos empresários nesse atendimento tão importante que é o tema de sustentabilidade”, ressaltou Suede.
Sebrae Ecos
O SebraeEcos representa o compromisso do Sebrae Bahia em liderar a transformação para um futuro mais sustentável e equilibrado, onde o pequeno negócio anda lado a lado com a sustentabilidade. Fica localizado no Espaço Colabore em Salvador, que é o Centro Municipal de Inovação, uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretária Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (Secis), em parceria com o Parque Social/InPacto e o Sebrae Bahia.
Centro Sebrae de Sustentabilidade
Com uma trajetória de 13 anos, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) gerido pelo Sebrae/MT é uma instituição que se dedica a promover e incentivar práticas voltadas ao ESG, no âmbito empresarial e na sociedade em geral.
Referência nacional do Sistema Sebrae em temas relacionados a sustentabilidade e empreendedorismo sustentável, o prédio do CSS, localizado na sede do Sebrae/MT, conquistou diversas certificações, como o BREEAM In-Use (em operação), nos anos de 2018 e 2021, que atestam o CSS em nível de excelência, quanto a qualidade e o compromisso com a sustentabilidade em suas operações e instalações.
O BREEAM (Building Research Establishment’s Environmental Assessment Method), que significa ‘Método de Avaliação Ambiental do Instituto de Pesquisa de Edifícios’ em português, que observa e chancela projetos de construção e operação de edifícios a partir de padrões sustentáveis.
O selo, criado no início dos anos 1990 na Inglaterra pela organização BRE Group, é um dos mais importantes do mundo na avaliação de edificações sustentáveis, e considerou o CSS o prédio mais sustentável das Américas. Essa certificação classificou a unidade como o primeiro órgão em toda a América Latina a receber essa honra.
Além disso, o CSS já recebeu diversos prêmios, inclusive internacionais, pelo projeto e atuação inovadores e sustentáveis e também por sua eficiência energética.