Em Mato Grosso, existem 1439 empresas ativas do setor de turismo (entre agências e operadoras de turismo), sendo 717 MEIs, 626 MEs e 81 EPPs. De 2018 a 2022, o estado teve um crescimento anual de 12% e, pensando neste segmento, este ano durante a 13ª Feira do Empreendedor, o visitante poderá conhecer um pouco mais sobre os atrativos turísticos de Mato Grosso por meio de experiências, ações criativas e atrativas.
A Gerência de Competitividade do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso) disponibiliza um estande com programações e expositores para demonstrar os trabalhos realizados ao segmento de turismo, entre elas o quadriculo, que é um óculos 360 graus, com a projeção de realidade virtual, onde o público pode experimentar uma trilha virtualmente.
Além disso, um turismólogo atende os empresários e potenciais empreendedores da cadeia produtiva do turismo que desejam investir ou melhorar seu empreendimento, para isso, o estande do Turismo está dividido em quatro polos: Araguaia, Amazônia, Cerrado e Pantanal, pensado em mostrar um pouco de cada bioma mato-grossense aos visitantes da Feira.
No local tem o “Turistando MT”, espaço de 90 metros que traz experiências dos polos turísticos, a fim de proporcionar interação com o público do evento e levar inovação para empresários e empreendedores do setor.
“Queremos mostrar as ações do Sebrae/MT voltadas ao setor de turismo que tem crescido nos últimos anos no Estado, por meio de experiências turísticas dentro da Feira. E, falando em experiência, na área externa da Feira do Empreendedor temos o balão cativo para que o público vivencie um voo de balão que sobe e desce a uma altura de aproximadamente 50 metros de altura, amarrado em uma corda, e assim é possível contemplar um pouco das belezas de Cuiabá nas alturas”, explica a gestora do estande Fabíola Lima. O balão funciona das 17h às 20h.
Outra experiência disponível é a trilha do Capão do Angico, com um espaço de 700 metros, feito cuidadosamente e preparado para a experiência “Passarinhando na Fé”. Nesta área, foram identificadas espécies migratórias, somando um total de 79 espécies de pássaros. E ainda o mestre Alcides demonstra ao vivo o processo de produção de uma viola de cocho.
Certificado “ISO 21/101”
Além destes atrativos, a equipe entregou o primeiro certificado “ISO 21/101” pela ABNT à empresa Bom Jardim Adventure, que recebe suporte do Sebrae/MT desde 2021. Na entrega, do selo, o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, ressaltou a importância da instituição para o fomento ao turismo no Estado.
“É importante dizer que a certificação e reconhecimento SGS [Sistema de Gestão de Segurança], numa metodologia internacional, certifica os padrões de alta competitividade, e que hoje ocupam uma posição de poucos, sendo o segundo no Brasil e o primeiro em Mato Grosso. A empresa leva o turismo de aventura para um município que tem grande potencial, ainda inexplorado. Então, como pioneirismo, a primeira empresa certificada pode incentivar outros empreendedores a seguir essa jornada, essa certificação realmente chancela”, conclui André Schelini.
O consultor e auditor em Sistema e Segurança ISO, Brasílio Ataíde, falou sobre a importância do certificado para Mato Grosso. “Tudo começou com uma consultoria do Sebrae/MT, uma solicitação pelo SEBRAETEC, de consultoria para esse tipo de produto de formatação na norma ISO 21/101. Iniciamos os trabalhos em 2019 e, nesses dois anos, trabalhamos com a empresa e vimos toda a possibilidade de eles buscarem essa certificação”, destacou Brasílio.
O assistente técnico do Sebrae/MT, Renato Costa, conta que esse certificado é uma grande vitória para Mato Grosso. “Essa certificação é a primeira empresa do Estado no ramo de quadriciclo. É uma das poucas do Brasil também, então para nós do Sebrae/MT é um orgulho muito grande ter acompanhado e dado esse apoio para eles, desde o início do empreendimento”, relata.
A certificação ‘ABNT NBR ISO 21/101’ Turismo de Aventura é a norma que estabelece os requisitos de um sistema de gestão da segurança para prestadores de serviços de atividades de turismo aventura. O selo oferece subsídios para que as operadoras de passeios de aventura se tornem empresas que detenham conhecimento apuradíssimo sobre todos os riscos envolvidos nas atividades e que mantenham procedimentos operacionais de segurança atualizados.
O selo faz o uso de um referencial internacional, o que facilita o reconhecimento por parceiros e clientes de todo o mundo. Isso fomenta a internacionalização e agrega valor à imagem dos serviços desse segmento no Brasil, o que projeta negócios e atrai cada vez mais clientes, parceiros e claro, turistas que querem desfrutar das belezas naturais mato-grossenses.
Bom Jardim Adventure
A empresa certificada, Bom Jardim Adventure, fica no município de Nobres (121 km de Cuiabá) e promove passeios de quadriciclos pela região, onde atua há cinco anos. Para o proprietário Leandro Almeida, essa certificação é mais uma conquista para a empresa e um espelho para que as outras empresas possam se certificar.
“Nós absorvemos muita coisa com essa consultoria do Sebrae/MT, aprendemos muito sobre a questão de registro, de fortalecer a nossa empresa no turismo, alavancar o nosso trade e controle interno. Profissionalizamos a documentação e, claro, criamos estratégias para oferecer um turismo sustentável e com mais segurança”, diz Leandro.